Conceito
A finalidade da tarefa é manutenção do cadastro de documentos.
Esta tarefa exibe todos os campos que constituem os documentos para fins de conferências, validações dos processos que geram documentos e consistências visuais dos conteúdos.
Esta tarefa não permite a inclusão e nem a exclusão de Documentos, somente a alteração:
* A inclusão ou criação e a exclusão de documentos se dará a partir de outros processos.
* Os campos passíveis de alteração não são submetidos a nenhuma consistência, filtro, crítica ou processos como execução de fórmulas, cálculos, validações de conteúdos, geração de lançamentos em sistemas integrados, etc, portanto, toda e qualquer alteração deverá o Usuário Logado se cercar de cuidados óbvios.
Todos os Documentos são controlados na CGS0150 - Central de Documentos de forma obrigatória e inequívoca, ou seja, obrigatoriamente tem seu registro na Central com uma interação inequívoca.
Os Documentos estão categorizados em duas classes:
* 'Documento SCV' - São documentos produzidos conforme orientações das tarefas:
. SCV2001 - Compras - Documentos que acobertam operações de entrada.
. SCV2002 - Vendas - Documentos que acobertam operações de saída.
* 'Documento SRF '- São documentos produzidos conforme orientações das tarefas:
. SRF1001 - Recebimentos - Documentos que acobertam operações de entrada.
. SRF1002 - Faturamentos - Documentos que acobertam operações de saída.
Campos
Na Lista Inicial os documentos serão identificado pelos seguintes campos da CGS0150 - Central de Documentos, ordenando-os por tipo de documento, código (crescente), número e data (decrescente):
* Tipo do documento
* Número
* Série
* Data
* Código da Entidade
* Nome Abreviado
* Valor da Central
* Código da Operação
* Descrição
* Classe Documento
* Entrada / Saída
Esta tarefa não permite a inclusão e nem a exclusão de 'Documentos SCV' ou 'Documentos SRF', somente a alteração de alguns campos.
1 - ABA - DOCUMENTO
1.1 - Moldura {Documento} - Documento lastreador da operação acobertada pelo tal e lançado na CGS0150 - Central de Documentos de forma obrigatória e inequívoca.
1.2 - Moldura {Identificação}
* Classificação do Documento que tem como objetivo distinguir entre '0-Documentos SCV' e '1-Documentos SRF', pois embora muito semelhantes, são normalmente submetidos a processos diferentes, devido a sutil diferença entre Venda e Faturamento, como também, entre Compra e Recebimento.
* Movimentação - Indicador que orienta a movimentação de itens e valores referente a operação que o documento acoberta. A função principal do conteúdo deste campo é auxiliar ao usuário na seleção de documentos no que diz respeito a movimentação de itens e valores para fins específicos. Este campo será automaticamente preenchido considerando o conteúdo do campo 'Movimentação' do PCD.
* Emissão Própria - Indica se o documentos foi emitido pela empresa usuária, ou seja, se a emissão é própria (sim) ou foi emitida por terceiros (não).
* PCD - Previamente cadastrado em CGS1501 - PCD - Parâmetros para Cálculo de Documentos.
* Situação - A situação do documento, previamente cadastrada em CAS4503 - Situações dos Documentos e indicada no CGS1502 - PCD - Fiscais, como sendo a situação inicial pela criação do documento. Sem aplicação para 'Documento SCV'.
* E/S dos Itens - Data e hora da entrada ou saída das mercadorias, campo aplicado somente a 'Documentos SRF'.
1.3 - Tabela de Preço - Utilizada para obtenção dos preços dos itens previamente cadastrada em CGS2040 - Tabelas de Preços.
1.4 - Condição de Pagamento - Para gerar as parcelas financeiras previamente cadastrada em CGS2030 - Condições de Pagamento.
1.5 - Motivo de Devolução - Previamente cadastrada em CAS4310 - Motivos de Devolução, para fins de simples informação e controles administrativos inerentes a gestão da empresa. Sem aplicação para 'Documento SCV'.
1.6 - Equipamento Fiscal - Dados do equipamento fiscal gerador do documento, previamente cadastrado em CGS1510 - Equipamentos Fiscais.
1.7 - Moeda Estrangeira - Previamente cadastrada em CAS3010 - Moedas Estrangeiras utilizada para conversões monetárias nos documentos e indicada no PCD, como sendo a moeda inicial pela criação do documento.
1.8 - Data da Entrega (canhoto) - Dos itens do documento para fins de simples informação e controles administrativos inerentes a gestão da empresa. Campo usado para registrar a data de assinatura do canhoto de documentos de entrega, normalmente são NFe de saída/venda.
1.9 - Moldura {Integrações}
Parâmetros Exclusivos para Controle das Integrações - Para cada integração há uma pré-configuração, porém tais conteúdos podem ser manipulados através dos serviços de Tema: SamDev - Interceptador, fórmula de cálculo do documento ou o Tema: SamDev - Script de Operação a critério da necessidade administrativa e legal da empresa usuária:
1.9.1 - Pré-configurações em CGS1501 - PCD - Parâmetros para Cálculo de Documentos:
* SCF - Financeiro - Indica em como será a geração dos 'Documentos Financeiros' de SCF0101 - Recebimentos e SCF0102 - Pagamentos.
* SCC - Comissão - Indica em como será a geração dos 'Lançamentos de Comissões'.
* SGC - Contabilidade - Indica em como será a geração dos SGC0501 - Lançamentos Contábeis.
* SGT - Gestão de Tributos - IR - Indica em como será a geração dos 'Lançamentos de IR no SGT'.
* SCE - Estoque - Indica em como será a geração dos SCE0101 - Lançamentos de estoque.
1.9.2 - Pré-configurações em CGS1502 - PCD - Fiscais - Sem aplicação para 'Documento SCV':
* FCI - Indica se o documento será considerado no cálculo do SRF2001 - FCI. Conteúdo pré-configurado no campo FCI Integrações.
* EFD - ICMS/IPI - Indica se o documento será considerado na SGT1020 - EFD - Escrituração Fiscal Digital - ICMS/IPI. Conteúdo pré-configurado no campo EFD - ICMS/IPI.
* EFD - Contribuições - Indica se o documento será considerado na SGT1520 - EFD - Escrituração Fiscal Digital - Contribuições. Conteúdo pré-configurado no campo EFD - Contribuições.
* Reinf - Indica se o documento será considerado na SGT1601 - EFD - Escrituração Fiscal Digital - Reinf. Conteúdo pré-configurado no campo Reinf.
* Sintegra - Indica se o documento será considerado no SGT5010 - Sintegra. Conteúdo pré-configurado no campo Sintegra.
* Livro de Serviço - Indica se o documento será considerado nos 'Livros de Serviços' e SRF1050 - NFSe - Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Conteúdo pré-configurado no campo Livro de Serviço.
* Nota Fiscal Paulista - Indica se o documento será considerado na geração da SGT5050 - Exportar Documentos para Arquivos. Conteúdo pré-configurado no campo NF Paulista.
* Data dos lançamentos - Data para elaboração dos lançamentos dos sistemas integrados. Campo vazio será sugestionada a data operacional.
1.10 - Moldura {Representantes/Comissão}
* Representantes - Previamente cadastrado em CGS2001 - Entidades quando caracterizado como representante.
* As taxas de comissões dos representantes devem ser obtidas pela fórmula de cálculo do documento indicada no PCD. As orientações quanto as funcionalidades referente a pagamento de comissões.
1.11 - Moldura {Documentos SCV}
* Data de Vencimento do 'Documento SCV' para controles gerenciais de processos de entrega e finalização do documento, teoricamente não tem aplicação para 'Documento SRF'.
* Atendimento - Indica se o documento está ou não atendido. Conteúdo não pode ser modificado, desabilitado para acessos. O conteúdo deste campo é atualizado pelos processos de SRF1001 - Recebimentos e SRF1002 - Faturamentos. O controle de atendimento tem como objetivo informar sobre as entregas para controles administrativos inerentes. Este controle é um tanto subjetivo e tem intima ligação com os atendimentos dos itens.
* Documento Faturável - Indica que é um 'Documento SCV' que será faturado em um 'Documento SRF'. O conteúdo deste campo tem sua origem no CGS1507 - PCD - Parâmetros para Documentos SCV/SRF.
1.12 - Status
* Aprovado - Indica se o documento está ou não aprovado pelos usuários aprovadores. Campo não pode ser alterado, desabilitado para acessos em todas as tarefas, pois somente através do processo de SCV2012 - Aprovar/Desaprovar Documentos, é que este campo será atualizado e isso se dará após todos os aprovadores contidos na central já terem aprovado. Se o documento irá ou não requerer aprovadores, isso será lançado ao ser incluído na CGS0150 - Central de Documentos.
* Bloqueado - Indica se o documento está ou não bloqueado. Campo não pode ser alterado, desabilitado para acessos em todas as tarefas.
Um documento bloqueado não poder ser manipulado por nenhum cadastro ou processo, somente pelo processo SCV2011 - Desbloquear Documentos.
* Gravação Parcial - Aplicação somente nos processos de elaboração de 'Documentos SCV' e 'Documentos SRF'. Este campo estará desabilitado, pois uma vez que os sistemas integrados foram atualizados toda e qualquer gravação efetuada no documento, tais sistemas integrados devem ser atualizados.
* Aceite - Ao incluir, e somente ao incluir, o campo estará conforme o campo 'Aceite SRF' contido no cadastro de CGS0160 - Operações Comerciais.
1.13 - Moldura {Cancelamento}
Dados para fins de simples informação e controles administrativos inerentes a gestão da empresa como também informação fiscal. Os documentos são cancelados em SCV2010 - Cancelar Documentos (para Documentos SCV) ou em SRF1010 - Cancelar Documentos (para Documentos SRF). Conteúdos não podem ser modificados, desabilitados para acessos:
* Data
* Hora
* Motivo do Cancelamento - Previamente cadastrada em CAS4311 - Motivos de Cancelamento.
* Observações - Atribuídas livremente pelo usuário.
1.14 - Moldura {Totais}
Valores que serão resultados da soma dos itens, embora podem também ser produzidos ou manipulados pela fórmula de cálculo do documento indicada no PCD. Estes valores podem ser contabilizados por documento ou por itens e estão definidos no CGS1003 - LCP - Lançamentos Contábeis Padrão, informado no PCD:
* Total dos Itens é a soma total em função da soma de cada item.
* Total do Documento é a soma do total do documento em função da soma de cada item.
* Total do Financeiro é a soma do total do financeiro sem considerar a soma de cada item.
1.15 - Moldura {Campos Livres}
É a soma dos campos livres. Observar que a soma como também a visualização devem ser em função do conteúdo do campo visualizar do CAS4001 - Tipos de Documentos.
2 - ABA - DADOS GERAIS
2.1 - Moldura {Entidade}
Dados da entidade destinatária previamente cadastrada em CGS2001 - Entidades:
* Código
* Nome
* Inscrição municipal
* Telefone
* Tipo e Número de Inscrição - 0-CNPJ ou 1-CPF
* Inscrição Estadual
* Registro Geral
* Inscrição Estadual do Substituto Tributário da UF de destino da mercadoria, cadastrada em CAS2010 - Empresas.
* SUFRAMA
2.2 - Moldura {Consumidor}
Operação com consumidor final e na sua presença, indicados no CGS1502 - PCD - Fiscais.
2.3 - Contribuinte do ICMS - Indica se a entidade é contribuinte do ICMS, pré-configurado em CGS2001A1 - Cliente.
Sem aplicação para 'Documento SCV'.
2.4 - Operação em Área de Livre Comércio - Indica se a operação é em área de livre comércio. Utilizado na SGT2001 - GIA.
2.5 - Código IPM - Código do índice de participação do município. Código publicado e exigido pela Unidade Federada do declarante e utilizado para para preenchimento do registro 1400 da SGT1020 - EFD - Escrituração Fiscal Digital - ICMS/IPI.
Sem aplicação para 'Documento SCV'.
2.6 - Processo referenciado previamente cadastrado em CGS0140 - Processos Administrativos e Judiciais.
Sem aplicação para 'Documento SCV'.
2.7 - Moldura {Frete / Transporte}
* Responsável - Indicador do responsável pelo frete. Conteúdo predefinido em CGS2001A1 - Cliente e CGS2001A2 - Fornecedor.
* Despacho - Transportadora para despacho, previamente cadastrada em CGS2001A3 - Transportadora. Conteúdo predefinido em CGS2001A1 - Cliente e CGS2001A2 - Fornecedor.
* Modalidade do frete - Conteúdo predefinido em CGS2001A1 - Cliente e CGS2001A2 - Fornecedor, códigos publicados no Guia Prático EFD-ICMS/IPI (registro C115).
* Redespacho - Transportadora para redespacho, previamente cadastrada em CGS2001A3 - Transportadora. Conteúdo predefinido em CGS2001A1 - Cliente e CGS2001A2 - Fornecedor. Campo sem aplicação específica, utilizado somente para informação gerencial.
* CTe - Conhecimento de Transporte Eletrônico - Dados exclusivos para o CTe utilizados no preenchimento da SGT1520 - EFD - Escrituração Fiscal Digital - Contribuições:
. CTe Tipo - Indicador do tipo do CTe, códigos publicados no Guia Prático EFD-Contribuições.
. CTe Nat Frete -Indicador do tipo da natureza do frete, códigos publicados no Guia Prático EFD-Contribuições.
* Veiculo e Reboque 1,2,3 - Identificação dos veículos, previamente cadastrado em CAS4020 - Veículos e utilizados para o despacho detalhando o veículo de tração e até três reboques.
* Marca, Número e Espécie dos volumes transportados previamente informados no CGS1502 - PCD - Fiscais.
2.8 - Moldura {Endereços}
Dados que identificam os diversos endereços atribuído a entidade destinatária previamente cadastrada em CGS2001 - Entidades.
* Principal - Indica se é o endereço principal.
* Entrega - Indica se é o endereço de entrega.
* Cobrança - Indica se é o endereço de cobrança.
* Outros - Indica se é um endereço auxiliar.
* Saída - Indica se é um endereço de saída ou coleta. Dados complementares dos endereços para uso exclusivo em SRF1040 - Integrador de Documento Eletrônico mas não constam nos dados cadastrais da entidade destinatária, estes dados são informado nas telas que calculam os documentos.
* Local - Nome popular da localidade.
* Logradouro - Tipo de logradouro previamente cadastrado em CAS5015 - Tipos de Logradouros.
* Endereço - Dados exclusivos do endereço - numero, bairro, complemento e CEP
* Município - Previamente cadastrado em CAS3002 - Estados e Municípios.
* Região - Previamente cadastrado em CAS3003 - Regiões.
* País - Previamente cadastrado em CAS3001 - Países.
* Dados Identificadores da Empresa Associada ao Endereço - razão social, tipo de inscrição, número da inscrição e inscrição estadual.
* Dados para Contato - DDD, telefone e e-mail.
3 - ABA - DIVERSOS
3.1 - Moldura {Nota Fiscal Eletrônica}
Dados que caracterizam e controlam a Nota Fiscal Eletrônica junto a SEFAZ . Sem aplicação para 'Documento SCV':
* Chave da NFe gerada pela tarefa SRF1040 - Integrador de Documento Eletrônico através da fórmula contida no parâmatro EA-NFeFormula.
* Status da NFe durante o processo de efetivação da mesma na SEFAZ.
* Código do status da resposta para o documento.
* Descrição literal do código do status da resposta.
* Data e Hora do processamento na SEFAZ.
* Protocolo de recebimento da NFe.
3.2 - Moldura {Cartas de Correção Eletrônica}
Cartas de correções geradas pelo processo SRF1041 - Carta de Correção Eletrônica.
* Status da CCe durante o processo de efetivação da mesma na SEFAZ..
* Sequência Evento - Numeração sequencial para identificar o evento na SEFAZ, visto que pode ser enviada quantas cartas forem necessárias.
* Correção do documento
* Ret. Data e Hora do processamento na SEFAZ.
* Ret. Protocolo de recebimento da CCe.
* Ret. Código do status da resposta.
* Ret. Descrição literal do código do status da resposta.
4 - ABA ITENS
- Dados 1
* Departamentos e Naturezas - Itens do documento, opcionalmente, podem ter seus valores atribuídos a um ou mais departamentos/naturezas, e destes departamentos/naturezas respectivamente valorizados, poderá o usuário analisar seus controles financeiros e contábeis para fins administrativos. Os departamentos e as naturezas estão prefixados no CGS1501 - PCD - Parâmetros para Cálculo de Documentos e/ou no cadastro de CGS5001 - Itens.
* Ajustes Fiscais - Considerar as orientações descritas em SRF0111 - Ajustes Fiscais.
5 - ABA COMPLEMENTOS
- Moldura {Exportação: Declaração / Registro}
Nessa spread serão informadas as informações referente a exportação, tais como tipo de declaração, averbação, drawback, entre outras.
- Moldura {Documentos de Arrecadação}
Nessa spread são informados os documentos de arrecadação, quando constar sua identificação na nota fiscal, conforme SRF0110 -
- Moldura {Documentos Referenciados}
Serão exibidos na spread todos os documentos referenciados, por exemplo, pedido de compra e/ou notas fiscais.
- Moldura {Inconsistência}
A finalidade dessa spread é demonstrar as inconsistências dos documentos. Essas inconsistências são geradas através da fórmula pela empresa, podendo ou não ser alteradas nesta tarefa.
6 - ABA OBSERVAÇÕES
Observações informadas livremente pelo usuário podendo ser consideradas as observações previamente cadastradas em CGS0175 - Observações Padrão ou nos cadastros de CGS2001 - Entidades ou no CGS1501 - PCD - Parâmetros para Cálculo de Documentos. A utilização das observações, contidas nos citados cadastros não ocorre automaticamente mas fica por conta do usuário através dos serviços de Tema: SamDev - Interceptador, fórmula de cálculo do documento ou o Tema: SamDev - Script de Operação.
* Observações para o Fisco - Normalmente impressas em documentos e arquivos fiscais.
* Observações para o Contribuinte - Normalmente impressas em documentos e arquivos fiscais.
* Observações do Retorno de Industrialização - Normalmente impressas em documentos e arquivos fiscais. Sem aplicação para 'Documento SCV'
* Observações para Uso Interno - Normalmente não impressas em documentos fiscais ou documentos destinados a uso externos por se tratar de assuntos internos da empresa.
* Observações Gerais - Normalmente impressas em documentos fiscais e documentos de uso externo por se tratar de orientações e/ou informações de interesse geral.
* Observações Controladas pelo SAM.
7 - ABA SISTEMAS INTEGRADOS
7.1 - Financeiro
7.1.1 - Moldura {Cashback}
Para efeito de simples informação exibe, sem permitir o acesso para manutenção, os lançamentos efetuados no SCF4001 - Cashback para este documento como segue:
* Data
* Movimentação
* Valor
* Histórico
7.1.2 - Financeiro - Havendo integração com o SCF haverá parcelamento para criação futura de 'Documento SCF'. As parcelas serão digitadas pelo usuário e/ou geradas automaticamente a partir das configurações da CGS2030 - Condições de Pagamento e das configurações do CGS1503 - PCD - Financeiro.
Os campos abaixo relacionados serão considerados para gerar os 'Documentos SCF' de SCF0101 - Recebimentos e/ou de SCF0102 - Pagamentos:
* Classificação das Parcelas - Indica se a parcela foi criada com base nos parâmetros informados no CGS1503 - PCD - Financeiro para 'Gerar Documento Financeiro' ou nos parâmetros para gerar os 'Documentos Financeiros Secundários'.
* Data de Vencimento Nominal - Atribuída pelos processos que geram os parcelamentos dos SRF0101 - Documentos conforme parametrizado em CGS2030 - Condições de Pagamento.
* Valor da parcela.
* Tipo de 'Documento SCF' - Previamente cadastrado em CAS4001 - Tipos de Documentos indicado no CGS1503 - PCD - Financeiro em função da classificação da parcela. Quando não informado no PCD Financeiro será considerado o mesmo tipo do SRF0101 - Documentos que esta gerando o parcelamento.
* Coluna Pag - - Abre a tarefa SRF0101A3 - Pagamentos - para o usuário efetuar manutenção dos pagamentos relativos a esse documento.
7.1.3 - Moldura {Pagamentos}
Para cada parcela que o campo 'Criação do documento financeiro' for igual a 'Quitado', e somente neste caso, é obrigatório que se informe dados dos pagamentos efetuados como segue:
* Forma de Pagamento - Previamente cadastrada em CGS3040 - Formas de Pagamento.
* Valor - A soma deste campo deve ser exatamente igual ao valor da parcela.
* Cheque - Opcionalmente o usuário poderá vincular cada registro de pagamento ao cadastro de um SCF0205 - Cheques. Para isso deverá clicar no botão [*] da spread (coluna 'Cheque'), ou teclar a tecla [asterisco], e assim através da tarefa CAS0245 - Buscar Cheques [*], vincular ou desvincular o pagamento a um cheque previamente cadastrado ou cadastrando um novo. Quando o 'Meio de Pagamento' indicado na forma de pagamento não for cheque o botão será desabilitado. Havendo vinculo da forma de pagamento com o cadastro de cheques exibe o número do cheque na spread para simples informação sem acesso para alteração.
* Dados para cartão de crédito/débito - Quando o 'Meio de Pagamento' indicado na forma de pagamento for cartão de crédito/débito, habilita os campos abaixo para acesso, caso contrario desabilitados:
. Quantidade de parcelas que o cliente pode optar para pagamento de suas compras junto a sua operadora de cartão. Esta informação será necessária para que sejam criados os documentos financeiros derivados devidamente configurado no cadastro da CGS3040 - Formas de Pagamento aqui indicada.
. 4 últimos dígitos do cartão para ser considerado no registro do 'Documento SCF' de SCF0101 - Recebimentos e/ou de SCF0102 - Pagamentos, que posteriormente será útil para controles dos pagamentos feito pela operadora do cartão a empresa recebedora.
. Código de autorização do cartão para ser considerado no registro do 'Documento SCF' de SCF0101 - Recebimentos e/ou de SCF0102 - Pagamentos, que posteriormente será útil para controles dos pagamentos feito pela operadora do cartão a empresa recebedora.
7.2 - Contabilidade
Havendo integração com o SGC haverá lançamentos contábeis digitados pelo usuário e/ou gerados segundo as configurações e orientações do CGS1003 - LCP - Lançamentos Contábeis Padrão. Os campos abaixo relacionados serão considerados para gerar os SGC0501 - Lançamentos Contábeis:
* Conta débito
* Conta crédito
* Conta integrada a departamento
* Valor
* Histórico
* Campos livres
- Moldura {Departamentos}
* Departamento
* Valor
Nota
* Parâmatro EA-NFeFormula - Nome da fórmula para geração do arquivo de NFe a ser disponibilizado para o serviço de mensageria.
Fórmula para geração do arquivo de NFe a ser disponibilizado para o serviço de mensageria, previamente cadastrada no CAS4011 - SamDev. O arquivo gerado deve atender a necessidade do serviço de mensageria podendo ser XML, TXT, Json, String, etc.