Manutenção do cadastro de Parâmetros de Cálculo de Documentos (PCD).
Conceito:
Parâmetros de Cálculo de Documentos, PCD, são configurações, previamente definidas, que contém as diretrizes quanto a operação comercial, cálculos e códigos fiscais, tributários, contábeis e administrativos que constarão nos documentos produzidos pela empresa e devidamente registrados na Central de Documentos.
Implicações:
1 – Os SRF0101 - Documentos. serão confeccionados a partir das configurações de cada PCD
2 - Cada PCD pode estar ligado, opcionalmente, a PCDs auxiliares denominados de 'PCDs de Configurações Específicas', são eles:
2.1 - CGS1502 - PCD - Fiscais.
2.2 - CGS1503 - PCD - Financeiro.
2.3 - CGS1504 - PCD - Estoque.
2.4 - CGS1505 - PCD - Industrialização.
2.5 - CGS1507 - PCD - Documentos SCV/SRF.
3 - Gravação Parcial: Este conceito aplica-se somente nos processos de elaboração de 'Documentos SCV' e 'Documentos SRF' e consiste em controlar a atualização dos sistemas integrados a um 'Documento SCV/SRF'. Sendo assim o campo 'Operar com gravações parciais' informado aqui no PCD esta intimamente relacionado com o campo 'Gravação Parcial' dos SRF0101 - Documentos. O conceito consiste em dizer que um 'Documento SCV/SRF' gravado sob a condição 'Gravação parcial' não esta pronto, está em elaboração, está sendo digitado, porém, quando for gravado sob a condição de 'Não é uma gravação parcial' indica que está pronto, completo não mais será alterado. O processo de gravar um 'Documento SCV/SRF', frente a opção do Usuário, irá gravar 'Não atualizando' ou 'Atualizando' os SISTEMAS INTEGRADOS (estoque, contabilidade, financeiro, imposto de renda, comissão, cashback...). Uma vez que o documento foi gravado sob a condição 'Não é uma gravação parcial' este não poderá ser mais alterado para 'É uma gravação parcial', ou seja, a partir dai toda e qualquer gravação efetuada no documento os sistemas integrados serão atualizados com lançamentos de estornos e/ou exclusões de registros fazendo os devidos processamentos de atualização de saldos quando requeridos.
Premissas:
1 – Dados Gerais:
1.1 - Código: Atribuído livremente pelo usuário.
1.2 - Descrição: Nome atribuído livremente pelo usuário.
1.3 - E/S: Indicador que orienta se a movimentação de itens e valores, referente a operação que o documento a ser produzido acobertará, será de:
0-Entrada, ou;
1-Saída
1.4 - Aplicação: Indicador da aplicação do PCD quanto a sua disponibilização para uso nas diversas telas/processos de produção de documentos:
0-SCV, ou;
1-SRF
1.5 - Tipo de Emissão: Indica se o documento foi emitido pela empresa usuária, ou seja, se a emissão é própria (sim) ou se foi emitido por terceiros (não).
1.6 - Dados cadastrais da entidade: Indica se o documento a ser produzido deve considerar dados da entidade caracterizada como 'Fornecedor' ou 'Cliente'.
1.7 - Tipo de documento: Previamente cadastrado em CAS4001 - Tipos de Documentos, que será o documento produzido, e consequentemente, passivo das pré-configurações e manipulações definidas neste cadastro.
1.8 - Natureza da operação comercial: Previamente cadastrada em CGS0160 - Operações Comerciais.
1.9 – Moldura [Desdobramento de Documentos]: Consiste em permitir que a partir de um 'Documento SCV' se gere muitos 'Documentos SRF'. Estes muitos 'Documentos SRF', gerados UNICAMENTE a partir do processo de SRF1003 - Faturamento de Vendas, implica em cuidados especiais quanto ao correto preenchimento dos dois campos a seguir, e consequentemente os corolários quanto a (1)Condição de Pagamento, (2)Numeração e (3)Valor Unitário dos Itens a serem considerados nos 'Documentos SRF'.
1.9.1 - PCD: Previamente cadastrado, indicando que a partir do 'Documento SCV' que está sendo faturado, haverá outros 'Documentos SRF' que será elaborado com base nos parâmetros deste PCD, e assim segue sucessivamente até que o processo de faturamento encontre um PCD que não tenha mais PCD para desdobramento.
1.9.2 - Percentual: Percentual que será aplicado sobre o valor unitário do 'Documento SCV' para obtenção do valor unitário do 'Documento SRF'. Se informado um PCD para desdobramento, necessariamente o percentual de desdobramento deverá ser maior que zero. Sendo assim o desdobramento de documentos se dá pelo preço unitário e não pela quantidade do item.
NOTAS:
Nota 1 - Condição de Pagamento (CP): Será considerada em função do conteúdo do campo [Manter o parcelamento do 'Documento SCV'] do PCD do 'Documento SRF em processo/cálculo:
Se afirmativa: Será considerada a CP do PCD do 'Documento SCV' que está sendo faturado.
Se negativa: Então a CP será:
A - Se o 'Documento SRF' em processo/cálculo é o segundo desdobramento ou posterior será considerada CP informada, opcionalmente, no 'Documento SCV' no campo [Condição de pagamento para o segundo desdobramento] do 'Documento SCV'. Se não informada no 'Documento SCV' será considerada a CP informada na tela do processo de SRF1003 - Faturamento de Vendas.
B - Se o 'Documento SRF' em processo/cálculo é o primeiro será considerada a CP informada na tela do processo de SRF1003 - Faturamento de Vendas.
Nota 2 - Numeração: Se o 'Documento SRF' em processo/cálculo não for de numeração automática será considerado o número do 'Documento ORIGEM'. O 'Documento ORIGEM' da primeira geração é o 'Documento SCV', mas do segundo em diante o 'Documento ORIGEM' é o 'Documento SRF' em processo/cálculo.
Nota 3 - Valor Unitário: Será considerado o valor de cada item do 'Documento SCV' aplicado o percentual informado no PCD do 'Documento ORIGEM'. O 'Documento ORIGEM' da primeira geração é o 'Documento SCV', mas do segundo em diante o 'Documento ORIGEM' é o 'Documento SRF' em processo/cálculo.
1.10 – Fórmulas: Fórmulas previamente elaboradas no CAS4011 - SamDev que servirão para manipular os campos e valores dos 'Documentos SCV e SRF' a partir das seguintes fórmulas:
1.10.1 - Fórmula de cálculo do documento: São as do tipo 'SCV/SRF: Documentos'.
1.10.2 - Fórmula de cálculo do item: São as do tipo 'SCV/SRF: Item do Documento'.
1.11 - Moeda estrangeira: Previamente cadastrada em CAS3010 - Moedas Estrangeiras utilizada para conversões monetárias nos documentos.
1.12 - Departamento: Previamente cadastrado em CGS0161 - Departamentos, para ser considerado como departamento padrão nos processos que elaboram SRF0101 - Documentos que usam este PCD. Se preenchido este campo não pode haver conteúdo no campo 'Rateios por Departamento'.
1.13 - Rateios por Departamento: Previamente cadastrado em CGS1002 - Rateio por Departamentos, para ser considerado como departamentos padrão nos processos que elaboram SRF0101 - Documentos que usam este PCD. Se preenchido este campo não pode haver conteúdo no campo 'Departamento'.
1.14 - Natureza: Previamente cadastrada em CGS3010 - Naturezas, para ser considerada como natureza padrão nos processos que elaboram SRF0101 - Documentos usando este PCD.
1.15 - Manter parcelamento do 'Documento SCV': Manter parcelamento do 'Documento SCV' (ex:Pedido) no 'Documento SRF' (ex:Nota Fiscal) que esta sendo produzido, desconsiderado a 'Condição de Pagamento' informada.
1.16 - Operar com gravações parciais: Vide acima conceito de 'Gravação Parcial'.
1.17 - Disponibilizar na criação de carga: Indica se o SRF0101 - Documentos estará disponível para composição de cargas em SLM2010 - Criar Cargas.
1.18 - Cashback: Indica se haverá processamento ou não do SCF4001 - Cashback.
1.19 - Impressão: Indica se haverá ou não impressão dos documentos. Os documentos são impressos através da tarefa SRF1009 - Imprimir Documentos e são aqueles informados no cadastro de CAS4001 - Tipos de Documentos.
2 – Observações: Informadas livremente pelo usuário. A utilização destas observações nos documentos não ocorre automaticamente mas fica por conta do usuário através dos mecanismos de fórmulas.
2.1 - Observações exclusivas:
2.1.1 - Para uso interno: Texto livremente digitado pelo usuário.
2.1.2 - Gerais: Texto livremente digitado pelo usuário.
2.2 - Observações previamente cadastrada em CGS0175 - Observações Padrão:
2.2.1 - Para uso interno:
2.2.2 - Gerais:
3 - Integrações: Indicadores que estabelecem a forma de integração com os sistemas que interagem diretamente com o SRF0101 - Documentos no momento de sua gravação. O conteúdo dos indicadores são:
0-Não: Indica que não há integração com o referido sistema.
1-On Line: Indica que os processos que afetarão o referido sistema serão executados no momento da gravação do documento.
2-Batch: Indica que os processos que afetarão o referido sistema serão executados depois da gravação do documento através da SRF1030 - Atualização dos Sistemas Integrados em tempo e sob controle do usuário.
3-Batch OK: Indica que os processos que afetaram o referido sistema já foram executados através da SRF1030 - Atualização dos Sistemas Integrados. Este conteúdo, obviamente, só se aplicada aos SRF0101 - Documentos.
3.1 - Financeiro: Indica em como será a geração dos 'Documentos Financeiros' de SCF0101 - Recebimentos e SCF0102 - Pagamentos.
3.2 - Comissão: Indica em como será a geração dos 'Lançamentos de Comissões'.
3.3 - Contabilidade: Indica em como será a geração dos SGC0501 - Lançamentos Contábeis.
3.4 - Gestão de Tributos - IR: Iindica em como será a geração dos SGT4301 - Lançamentos de IR.
3.5 - Estoque: Indica em como será a geração dos SCE0101 - Lançamentos de estoque.
3.6 - Qualidade: Indica em como será a geração da SCQ1001 - Ficha de Inspeção para cada item do 'Documento SCV/SRF', desde que o item esteja configurado para 'Requer Inspeção' em CGS5008 - Itens - Qualidade, caso contrário, ou seja, o item estando configurado que tem 'Qualidade Assegurada' não será criada a 'Ficha de Inspeção' para o respectivo item no SCQ.
4 - Configurações Exclusivas: Parâmetros que completam as configurações de cada PCD para uso na geração dos SRF0101 - Documentos. As respectivas configurações podem ser acessadas de forma indireta (botão Lupa) ou direta (botão Lápis).
4.1 - Lançamento Contábil Padrão: Parâmetros contábeis previamente cadastrado em CGS1003 - LCP - Lançamentos Contábeis Padrão.
4.2 - PCD Fiscal: Parâmetros fiscais previamente cadastrados em CGS1502 - PCD - Fiscais.
4.3 - PCD Financeiro: Parâmetros financeiros para gerar os SRF0101 - Documentos, previamente cadastrados em CGS1503 - PCD - Financeiro.
4.4 - PCD Estoque: Parâmetros estoque para gerar SCE0101 - Lançamentos de estoque, previamente cadastrados em CGS1504 - PCD - Estoque.
4.5 - PCD Industrialização: Parâmetros de industrialização para gerar os controles de remessa e retorno de industrialização, previamente cadastrados em CGS1505 - PCD - Industrialização.
4.6 - Qualidade: Configuração de Qualidade previamente cadastrada em CGS5008 - Itens - Qualidade para gerar, opcionalmente, a SCQ1001 - Ficha de Inspeção. Quando aqui informada terá preferência para criação da FI em detrimento da informada no cadastro do CGS5001 - Itens.
4.7 - PCD Documentos SCV/SRF: Parâmetros previamente cadastrados em CGS1507 - PCD - Documentos SCV/SRF.
5 - Cashback: Parâmetros utilizados na operação de ENTRADA do SCF4001 - Cashback:
5.1 - Tipo: Previamente cadastrado em CGS3030 - Tipos de Cashback.
5.2 - Nome: Definido livremente pelo usuário.
5.3 - Valor (Campo Livre) do documento: Previamente cadastrado em CAS4002 - Campos a ser considerado no cashback.
5.4 - Entidade fixa: Previamente cadastrada em CGS2001 - Entidades.
5.5 - Histórico: Informado livremente pelo usuário.