Função:
Cadastrar os departamentos da empresa.
Conceito:
A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, ou ainda, uma forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços, centros de custo, centros de despesas, centros de investimentos, centro de receitas, etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade.
Implicações:
1 - Os códigos dos departamentos devem ser estruturados no parâmetro Abb11-EstrCodDepto de forma que venha atender as necessidades de controle dos sistemas que o utilizam. Os departamentos sempre serão acessados pelo código de maior grau nos lançamentos e cadastros quando solicitados sendo que os graus inferiores, os mais sintéticos, serão utilizados para totalizações de valores nos diversos relatórios ordenados por departamentos. Sendo assim os códigos de maior grau são considerados como departamentos, e os de menor grau são códigos aglutinadores de departamentos ou grupos de departamentos.
2 - Exemplo de um cadastro de Departamentos com o código assim estruturado: XX|XX|XXX. Isso significa que o departamento mais analítico (3° grau) contêm 7 dígitos e os códigos mais sintéticos (1° e 2° grau) são totalizadores ou aglutinadores:
01 DIVISÃO FÁBRICA DE BOLO
01 01 SETOR ADMINISTRATIVO
01 01 001 Diretoria
01 01 002 Departamento Pessoal
01 01 003 Contabilidade
01 02 SETOR INDUSTRIAL
01 02 001 Massas
01 02 002 Recheios
01 02 003 Cobertura
01 02 004 Montagem
01 03 SETOR COMERCIAL
01 03 001 Vendas
01 03 002 Expedição
01 03 003 Transporte
01 04 SETOR FINANCEIRO
01 04 001 Contas a Pagar/Receber
01 04 002 Financiamentos
01 04 003 Investimentos
Premissas:
1 - Código: Deve ser estruturado com quantidade de dígitos e graus definido livremente pelo usuário no parâmetro Abb11-EstrCodDepto. A exclusão de uma dado departamento implicará também na exclusão de todas os códigos de grau inferior a ele. Nos muitos sistemas onde são solicitados somente poderá ser indicado os códigos de maior grau.
2 - Nome: Atribuído livremente pelo usuário.
3 - Id do nível superior: Campo não visível para o usuário, utilizado internamente no SAM em diversos processos.
4 - Grupo: Indica se o código é grupo, este campo é controlado pelo SAM a partir da estrutura do código definido no parâmetro Abb11-EstrCodDepto e não pode ser alterado pelo usuário. No componente de busca (F4) sempre deve-se exibir todos os departamentos independente do conteúdo deste campo, porém, ao gravar registros que tenham campos que estão ligados ao departamento, estes, devem ser somente departamento que não sejam grupo.
5 - Contas Contábeis: Quando mais do que uma conta está vinculada ao departamento, nos processos manuais o usuário poderá selecionar uma para uso, mas nos processos automáticos sempre será selecionada a primeira conta da lista.
5.1 - Sequência: Ordem da conta no cadastro. Deverá o usuário definir padrões na sequência do cadastro das contas, uma vez que cada cliente poderá ter diversas contas no plano de contas e o acesso a tais contas sempre será direcionada em função da operação comercial realizada ou da necessidade de registro de algum fato específico. Este direcionamento será feito em tela ou no cadastro de CGS1003 - LCP - Lançamentos Contábeis Padrão, e este por sua vez, citado em cadastros, parâmetros e telas.
5.2 - Conta: Previamente cadastrada em CGS1001 - Contas Contábeis. O usuário poderá visualizar todas as contas porém só poderá gravar as contas analíticas.