Conceito
A finalidade da tarefa é consultar produtos e seus itens componentes sujeitos a rastreabilidade.
Rastreabilidade é definida como a habilidade de descrever a história, aplicação, processos, eventos ou localização de um produto a uma determinada organização por meios de registros e identificação. De um modo mais simples, rastrear é manter os registros necessários para identificar e informar os dados relativos à origem e ao destino de um produto e os componentes utilizados em sua fabricação.
A rastreabilidade é operada a partir dos lançamentos de entrada no estoque e consiste em identificar quais produtos estão vinculados a um dado lote. Assim a busca da localização é baseada no campo 'Lote' dos SCE0101 - Lançamentos de estoque e a série é um refinamento do lote.
Aplica-se somente a CGS5001 - Itens que estão configurados para serem submetidos ao controle de rastreabilidade em CGS5006 - Itens - Produção e Qualidade, campo Controle de Rastreabilidade.
Parte destes lançamentos são naturalmente elaborados pelo SPP - Sistema de Planejamento da Produção que arbitra, em tais lançamentos, os seguintes controles:
* Aglutinador - É um número que aglutina/vincula todos os componentes (itens) que deram origem a determinado produto.
* Lote - É a informação que descreve e/ou relaciona itens a fim de mostrar sua história na empresa.
* Controle - Quando igual a 1 indica que tal lançamento é referente a um item que opera a rastreabilidade, e este lançamento, especialmente, está contemplado com lote e aglutinador que o vinculará a outros lançamentos que contém o mesmo lote e o mesmo aglutinador.
Nem todos os itens configurados para operar a rastreabilidade geram lançamentos que operam a mesma, mas todo lançamento que opera a rastreabilidade, obrigatoriamente tem um lote informado.
Se um lançamento deve ou não ser submetido ao serviço de rastreabilidade, isso depende da configuração do PLE, previamente indicado em CGS5020 - PLE - Parâmetros para Lançamentos no Estoque, campo 'Rastreabilidade do lançamento'. Isto aplica-se também a CGS5001 - Itens que estão configurados para serem submetidos ao controle da rastreabilidade em CGS5006 - Itens - Produção e Qualidade, campo 'Controle de rastreabilidade'.
Campos
- Moldura {Data dos Lançamentos} - Filtro para o período desejado ou selecionar no o período que melhor atenda a necessidade.
- Moldura {Consultar a Partir do:}
* Produto;
* Componente;
* Lote.
Ao clicar no botão [Mostrar] - Serão exibidos os lançamentos selecionados na spread da Moldura {Produto (Entrada)}.
* Ao clicar no da coluna [Materiais] da spread Produtos - Selecionar todos os lançamentos que:
1- Sejam do mesmo aglutinador do produto ora clicado.
2- O controle seja de rastreabilidade.
3- A movimentação seja de saída.
- Moldura {Componente (Saída)}
* Ao clicar no da coluna [Compra] da spread - Permite que seja acessado o lançamento de compra do componente, se tiver a tarefa em seu menu:
1- O item deve ser igual ao componente ora clicado.
2- A movimentação deve ser de entrada.
3- O controle seja de rastreabilidade.
4- O lote deve ser igual ao lote do componente ora clicado.
5- Deve ser o de id mais antigo.