Conceito
A finalidade da tarefa é cadastrar a classificação patrimonial, agrupando os bens de forma que venha facilitar sua administração no que diz respeito a:
1 – Gestão interna dos bens;
2 – Contabilização dos valores de depreciação;
3 – Elaboração da EFD Contribuições.
Um bom arranjo, ou seja, compor uma estrutura racional dos códigos da classificação patrimonial devidamente alinhados com a estrutura do plano de contas contábil certamente facilitará o trabalho contabilização, conciliação contábil e composição de relatórios e consultas.
- Estrutura do código de cada bem:
X XX XX XX
| | | |
| | | +----> Nível 4 - Classificação analítica
| | +-------> Nível 3 - Sub-Grupo
| +----------> Nível 2 - Grupo
+-------------> Nível 1 - Divisão
Exemplo:
1 IMOBILIZADO
1 01 IMÓVEIS
1 01 01 Imóveis Gerais
1 01 01 01 Terreno
1 01 01 02 Casas
Campos
- Código e Nome - Atribuídos livremente pelo usuário.
- Lançamento Contábil Padrão - Lançamento Contábil Padrão com finalidade de 'Ativo Permanente', previamente cadastrado em CGS1003 - LCP - Lançamentos Contábeis Padrão, para contabilização mensal dos valores das SAP0201 - Imobilização de Bens através da tarefa SAP0240 - Contabilizar Valores.
- Moldura {PIS/Cofins} - Informações para a geração do arquivo EFD Contribuições em SGT1520 - EFD Escrituração Fiscal Digital - Contribuições e serão utilizadas nos registros F120 e F130 da EFD Contribuições:
* Crédito do Pis / Cofins - Indica o tipo de crédito do imobilizado para separar as imobilizações nos registros da EFD Contribuições:
0-Sem crédito - Imobilizações não irão compor nenhum registro.
1-Com base na depreciação - Imobilizações que irão compor o registro F120.
2-Com base no valor de aquisição - Imobilizações que irão compor o registro F130.
* Identificação do Bem - Deverá ser apontado em qual grupo pertencem determinados bens.
* Utilização do Bem - Deverá ser selecionado qual o destino dos bens, se o bem será utilizado na produção, prestação serviço, etc.
* Bem adquirido no mercado interno - Selecionar caso o bem tenha sido adquirido no mercado interno.
Essas mesmas informações estão contidas em SAP0201 - Imobilização de Bens. Para geração dos registros da EFD Contribuições serão consideradas primeiro as contidas na imobilização, não havendo serão consideradas as informações aqui cadastradas.
- Sequência da conta do bem - Indica a sequência da conta contábil referente ao bem imobilizado.
- Sequência da conta da depreciação total - Indica a sequência da conta contábil referente a depreciação total da imobilização.
- Moldura {Contas Contábeis} - Listas das contas a serem utilizadas no Lançamento Contábil Padrão do tipo 'Ativo Permanente' quando as origens das contas a débito ou a crédito forem igual a '6 - Classificação Patrimonial'.
* Sequência - Definida pelo usuário e que será citada no Lançamento Contábil Padrão quando as origens das contas a débito ou a crédito forem igual a '6 - Classificação Patrimonial'.
* Código da conta contábil - Previamente cadastrada em CGS1001 - Contas Contábeis e que será utilizada no lançamento contábil para contabilização do propósito informado.
* Propósito - Descrição do propósito da conta informada a fim de melhor compreensão do cadastro. Campo somente informativo não tendo nenhuma aplicação específica nos processos de contabilização.