CGS5015 - Controle de Saldos

Ultima Revisão: 30/05/2023

Função:

Cadastrar os controles de saldos dos itens no estoque.


Conceito:

Qualificar, classificar ou localizar geograficamente os saldos dos itens nos estoque.


Implicações:

1 - O cadastro de Controle de Saldos tem como principal função localizar os saldos em estoques de cada item, lembrando que os saldos são constituídos a partir dos lançamentos de estoque nos quais o Controle de Saldo é um campo requerido.


2 - O Controle de Saldos é relevante não só para controle dos estoques separadamente mas também provendo boa gestão quantitativa e qualificativa dos itens.


3 - Cada item pode ser controlados em até 3 variações. Estas variações, livremente definidas pelo usuário, devem contemplar sua necessidade de gestão administrativa de qualificar, classificar ou localizar geograficamente:


     Exemplo:   

                        Local                       Cor                 Tamanho

                 Almoxarifado             Verde                  Grande

                         Loja                     Amarelo                Médio

                        Gaveta                   Azul                   Pequeno

                       Deposito                 Rosa

                       Prateleira

                        Porto 


4 - Os nomes das "até 3 variações" devem ser atribuídas livremente pelo usuário nos parâmetros Controle 1, Controle 2, Controle 3. Considerando o exemplo acima os 3 controles para variação de saldos dos itens no estoque são respectivamente Local, Cor e Tamanho.


5 - Armazenamento WMS: Contém as configurações que norteiam os serviços WMS de SLM3001 - Entrada e/ou SLM3010 - Saída de forma dinâmica ou automática para os 'Controles de Saldos' sujeitos aos citados serviços. Um 'Controle de Saldo' esta sujeito aos serviços WMS quando contém uma 'Capacidade total de massa volúmica'. Estes 'Controles de Saldos' ou estes 'Locais de Armazenamento' serão chamados no SAM de 'Locais WMS' que serão organizados pela empresa usuária em forma linear, em colmeia, em pilha, em círculo, em células, em cubículos, em gavetas, em prateleiras, etc.


Premissas:

1 - Nome: Nome do controle atribuído livremente pelo usuário que deve contemplar de forma clara sua necessidade de controle dos saldos dos itens no estoque.


2 - Controle: O SCE suporta até 3 variações para cada saldo dos itens. Estas variações devem ser nominadas nos parâmetros Abm15-NomeCtrl0, Abm15-NomeCtrl1 e Abm15-NomeCtrl2 e para cada variação pode haver infinitas nominações cadastradas aqui. A seleção dos controles de saldos deve levar em consideração o conteúdo deste campo a fim de haver absoluta separação das 3 variações nos cadastros de constam 'Controle de Saldos'.


3 - Moldura [Armazenamento WMS]: Contém as configurações que norteiam os serviços WMS de SLM3001 - Entrada e/ou SLM3010 - Saída de forma dinâmica ou automática para os 'Controles de Saldos' sujeitos aos citados serviços.


3.1 - Um 'Controle de Saldo' esta sujeito aos serviços WMS quando contém uma 'Capacidade total de massa volúmica' (abm15wmsCapac > 0). Estes 'Controles de Saldos' ou estes 'Locais de Armazenamento' serão chamados no SAM de 'Locais WMS' que serão organizados pela empresa usuária em forma linear, em colmeia, em pilha, em círculo, em células, em cubículos, em gavetas, em prateleiras, etc.


3.2 - Os 'Saldos Armazenados' em cada 'Local WMS' estão registrados/controlados nos saldos dos SCE0101 - Lançamentos de estoque.


3.3 - Para os processos de alocação dinâmica e automática, tanto de entrada como de saída, NÃO será considerado os seguintes campos nos saldos dos SCE0101 - Lançamentos:


3.3.1 - Central (estoque por documento).


3.4 - Nos 'Locais WMS' só serão aceitos um, e somente um CGS5001 - Itens por 'Local WMS' e que o local seja da mesma unidade e do mesmo departamento.


3.5 - Capacidade: Capacidade total da massa volúmica para armazenar CGS5001 - Itens a partir de sua massa volúmica individual.


3.6 - Unidade: Unidade da massa, previamente cadastrada em CAS4706 - Unidades de Medida. Este campo também indica que neste 'Local WMS' só será aceito CGS5001 - Itens que tenham a mesma unidade de massa.


3.7 - Moldura [Sequência de Acesso]:

3.7.1 - Entrada: Sequência de acesso para entrada. Indica a ordem em que o 'Local WMS' será alocado dinamicamente e automaticamente para ser ocupado pelo item informado no processo de SLM3001 - Entrada.

3.7.2 - Saída: Sequência de acesso para saída. Indica a ordem em que o 'Local WMS' será acessado dinamicamente e automaticamente para ser retirado o item informado no processo de SLM3010 - Saída.


3.8 - Departamento: Departamento previamente cadastrado em CGS0161 - Departamentos e tem a função de dar subsídios para criação de relatório, auxilia na SLM3050 - Consulta WMS e será o departamento indicado nos SCE0101 - Lançamentos de estoque elaborados pelos processos de SLM3001 - Entrada e/ou SLM3010 - Saída.


Notas:

I - A sequência de acesso para entrada, como também para a saída, de unidades do item nos 'Locais WMS' será considerado em ordem crescente alfabética o 'Valor' informado. Se não informados será considerado, também ordem crescente alfabética, o 'Nome do Controle de Saldos'.


II - Informado um valor de 'Capacidade total da massa volúmica' é obrigatório haver conteúdo em 'Unidade da massa' e conteúdo em 'Departamento'.