Configuração de Diretório Virtual

Ultima Revisão: 11/02/2021

                                                                                 Conceito

A finalidade da tarefa é configurar um diretório virtual para armazenamento de arquivos.


O "SAM4-Servidor" precisa gerenciar (Ler, Criar e Deletar) todos os arquivos, para que o "SAM4-Client" consiga acessá-los independente do sistema operacional.


Para anexar um arquivo à algum cadastro o usuário deverá assim proceder:

1 - Criar o arquivo em algum servidor.

2 - Mapear esse servidor para um caminho em comum na empresa, por exemplo "M:"

3 - Gravar esse caminho no SAM, no respectivo cadastro, como por exemplo: M:\SAM\Arquivos\Fotos\leite.jpg


A partir daí, todos os usuário que acessam o SAM precisariam ter a unidade "M:" mapeada, e esse mapeamento deve corresponder ao mesmo servidor em todos os "clientes", caso contrário não seria acessado/visualizado.


Problemas dessa abordagem:

1 - Tanto o cliente  quanto o servidor precisam acessar esses arquivos, e em geral os sistemas operacionais serão diferentes. O servidor pode estar rodando em Linux e o Cliente em Windows, por exemplo, e não tem como um Linux acessar um mapeamento feito nos moldes do Windows como por exemplo "M:\SAM\Arquivos\Fotos\leite.jpg".

2 - Esse modelo dificulta a implantação em nuvem pois os computadores remotos devem acessar a VPN junto com o cliente.

3 - É impossível exibir esses arquivos em outros dispositivos (Celulares ou sites WEB), uma vez que os "SAM4-Client" estão rodando em sistemas operacionais diferentes como Windows, Mac ou Linux.


                                                                                  Campos

1 - O "SAM4-Servidor" que irá gerenciar (Ler, Criar e Deletar) todos os arquivos. Com isso, o "SAM4-Client" não precisa mais de nenhum mapeamento para acessar os arquivos, já que eles serão acessados via comunicação HTTP com o "SAM4-Servidor".


2 - Nessa tela há 2 opções de configuração:

- HD do servidor - Nesta opção o "SAM4-Servidor" irá criar os arquivos no próprio HD do servidor.

* Caminho base deve ser um diretório que o "SAM4-Servidor" tenha acesso ilimitado, pois é a partir daí que ele irá criar os arquivos necessários.

-  Amazon S3 - Nesta opção os arquivos serão gravados no disco virtual da Amazon, essa opção é indicada por usuário que pretendem ter um Cluster de computadores com o "SAM4-Servidor" ou para usuários que quer usar computadores compartilhados em nuvem.

* Caminho base (roof) do diretório - Recipiente (pasta web) para arquivos armazenados no Amazon S3.

* Usuário (alias) de acesso ao disco virtual.

* Senha de acesso ao disco virtual.

* Região do disco virtual.


3 - Como o arquivo é armazenado:

- No cadastro, o usuário, deve anexar o arquivo desejado, tal arquivo está gravado em um dado caminho, como por exemplo, "C:\imagens" indicando que esse arquivo veio de um computador local operado pelo usuário.

- Ao salvar o referido cadastro, o caminho do arquivo será mudado, começando agora com "sam:". Esta notação indica que esse arquivo já está salvo no Servidor do SAM 4 (no HD ou no Amazon S3 dependendo da configuração). A partir disso o arquivo é gerenciado pelo SAM e pode ser exibido tanto no "SAM4-Client" em diversos sistemas operacionais (Windows, MAC ou Linux) além de dispositivos móveis (celular, tablet, etc) ou até mesmo na WEB.