Função:
Cadastrar as pessoas que utilizarão o SAM.
Conceito:
1 - Usuário é um agente humano que usa um computador e que através de serviços a ele disponibilizado realiza os trabalhos específicos.
2 - Veja em Mecanismos de Acesso o tópico Login de Usuários.
Implicações:
1 - Usuários são pessoas que estão habilitadas a ter acesso a base de dados da empresa através das tarefas a elas conferidas. Tais pessoas, após cadastradas podem, através da função 'Alterar meus dados' do Menu, alterar alguns de seus dados de acordo com suas preferências pessoais e adotar uma senha pessoal que garantirá exclusividade de acessos ao SAM e consequente manipulação da base de dados, através das tarefas que lhe foram atribuídas. Sendo assim é necessário que no Menu de cada usuário tenha a citada tarefa, para que o usuário possa trocar sua senha periodicamente para sua segurança.
2 - Botões de serviços: Além dos dados cadastrais dos usuários, alguns serviços estão disponíveis pelos quais será caracterizado cada usuário de forma particular em função de sua atividade exercida na empresa, os serviços são:
2.1 - CAS1010P1 - Parâmetros
2.2 - CAS1010P2 - Empresas Acessíveis
2.3 - CAS1010P3 - Menu
2.4 - CAS1010P5 - Mapeamento de Uso dos Registros
2.5 - CAS1010P6 - Copiar Configurações
2.6 - CAS1010P7 - Email
2.7 - CAS1010P8 - Horários de Acesso
2.8 - CAS1010P9 - Validação das políticas de segurança
2.9 - CGS0120 - Repositório de Dados
Premissas:
1 - Usuário: Palavra exclusiva para identificação da pessoa que acessará o SAM. Esta palavra será como uma assinatura que constará nas telas, em alguns relatórios e no serviço de 'Log do SAM'.
2 - Senha: Palavra que garantirá ao usuário acesso exclusivo. Ao incluir um novo usuário uma senha deve ser informada.
3 - Horário permitido para acesso: A manutenção dos horários deverá ser feita pelo serviço CAS1010P8 - Horários de Acesso.
4 - Nome: Nome da pessoa que será o usuário do SAM.
5 - eMail: Endereço de eMail do usuário no qual será lhe enviado as comunicações geradas automaticamente pelo SAM.
6 - Empresa Default: Indica qual a empresa que será acessada como 'Empresa Ativa' quando o usuário se logar no SAM. Campo não visível em tela, utilizado apenas para controle do sistema.
7 - Data de Cadastramento: Data em que a pessoa passou a ser usuária do SAM só para efeitos cadastrais não havendo nenhuma implicação desse campo nos processos do SAM.
8 -Permissão para desconectar usuários: Permissão para desconectar usuários. Excedido o número de acessos ao sistema em relação à quantidade de licenças, o usuário está autorizado a desconectar os demais 'Usuários Logados'.
9 - Customizador: Indica que o usuário é um customizador de campos no sistema, isso significa que o usuário tem acesso a partir dos menus das telas ao serviços de 'Arquivo' -> 'Campos Customizados', 'Arquivo' -> 'Alterar Consulta' e 'Operações' -> 'Scripts de Operações'.a.
10 - Permissão para alterar: Autorizado a alterar documentos da CGS0150 - Central de Documentos.
11 - Permissão para excluir: Autorizado a excluir documentos da CGS0150 - Central de Documentos.
12 - Funções do usuário:
12.1 - As funções aqui inseridas são as que previamente foram cadastradas em CAS1003 - Funções do Usuário.
12.2 - Quando não informada nenhuma função ao usuário, isso indica que tal usuário não está sujeito a nenhuma restrição quanto as políticas de segurança e também são considerados como usuários MASTER. É conferido ao usuário MASTER algumas funções específicas:
12.2.1 - Usuário autorizado a alterar os campos e os Joins das SQLs que são exibidos nas Listas Iniciais dos cadastros.
12.2.2 - Excedido o número de acessos ao sistema em relação à quantidade de licenças, o usuário está autorizado a desconectar os demais 'Usuários Logados'.
12.2.3 - Tem acesso para manutenção dos [Scripts de Operação] acessados através do item de Menu [Operações] conforme descrito em Funções Operacionais.
12.3 - As funções atribuídas a cada usuário serão a base para validação das políticas de segurança como também podem ser utilizadas em scripts para validação de processos.
12.4 - As políticas de segurança serão cadastradas em CAS1004 - Políticas de segurança.
13 - Credencial SAMpalm: Credencial na qual contém a lista de tarefas e composição do menu do App SAMpalm, previamente cadastrada em CSP0101 - Credenciais. Habilitar este campo para acesso e manutenção somente se a empresa usuário tiver licença de uso do sistema "AC".
14 - Chave hash de acesso: Campo de uso exclusivo do núcleo central do SAM (kernel) para controle de acessos.
15 - Dashboard: Dados do Dashboard do Usuário.
16 - Hash: Hash para se conectar com o SAM via API externa de integração.