Função:
Cadastrar os itens de avaliação que serão aplicados aos itens submetidos ao controle de qualidade.
Conceito:
Itens de avaliação são procedimentos que serão aplicados nos processos de controle da qualidade.
Implicações:
1 - Cada 'Item de Avaliação' têm atrelado a si uma lista de CAS4002 - Campos, relacionados em CAS4702 - Especificações, que caracterizam os quesitos ou determinam os procedimentos a serem seguidos, informados, medidos, avaliados ou notados, que por sua vez, podem ser submetidos a regras de validação (escritas em fórmula no CAS4011 - SamDev) que ajudam a atingir o objetivo proposto pela organização em termos de qualidade.
2 - Recomenda-se que os itens de avaliação sejam cadastrados dentro de uma estrutura de forma a atender as demandas que facilite sua busca e/ou identificação nos processos inerentes.
Exemplo 1: Exemplo 2:
Código Descrição Código Descrição
10 Aspectos Sólidos 10 AVALIAÇÕES FÍSICAS
20 Aspectos Líquidos 10001 Tamanho
30 Aspectos Hortifruti 10002 Comprimento
10003 Peso
20 AVALIAÇÕES VISUAIS
20001 Tipo
20002 Beleza
20003 Embalagem
30 AVALIAÇÕES SENSORIAIS
30001 Odor
30002 Sabor
30003 Gordura
Premissas:
1 - Código: Código do item de avaliação atribuído livremente pelo usuário.
2 - Descrição: Descrição atribuída livremente pelo usuário.
3 - Especificação Para medições: Especificação previamente cadastrada em CAS4702 - Especificações considerando aquelas que são exclusivamente para uso no SCQ e que servirão para identificação dos campos livres das SCQ2001 - Avaliações da SCQ1001 - Ficha de Inspeção, ou seja, são as medições que darão subsídios para fórmula validar ou não o item de avaliação na FI.
4 - Fórmula: Fórmula previamente elaborada no CAS4011 - SamDev destinada a validar ou não o item de avaliação na FI a partir das medições informadas na própria FI nos 'Campos Livres' da avaliação.
5 - Instrumento: Bem patrimonial previamente cadastrado em CGS0170 - Bens Patrimoniais indicado como instrumento, equipamento, ferramenta ou recurso patrimonial utilizado para efetuar as leitura, coletagem ou as avaliações das medições. Campo atribuído livremente pelo usuário, não tem uso exclusivo ou requerido pelo SAM, somente disponível para uso operacional da 'Empresa Usuária' em fórmulas e relatórios. A SCQ1001 - Ficha de Inspeção pela sua criação irá receber o instrumento aqui informado como valor inicial que poderá ser alteração no processo de SCQ2001 - Avaliações.
6 - Orientações: Orientações gerais inerentes ao item de avaliação. Campo atribuído livremente pelo usuário, não tem uso exclusivo ou requerido pelo SAM, somente disponível para uso operacional da 'Empresa Usuária' em fórmulas e relatórios.
7 - Observações: Observações gerais inerentes ao item de avaliação. Campo atribuído livremente pelo usuário, não tem uso exclusivo ou requerido pelo SAM, somente disponível para uso operacional da 'Empresa Usuária' em fórmulas e relatórios.
8 - Especificação: Especificação previamente cadastrada em CAS4702 - Especificações considerando aquelas que são exclusivamente para uso no SCQ e que servirão para identificação dos campos livres do item de avaliação . Campo atribuído livremente pelo usuário, não tem uso exclusivo ou requerido pelo SAM, somente disponível para uso operacional da 'Empresa Usuária' em fórmulas e relatórios. Um possível uso é conter valores/métricas para validação das medições pela fórmula.
9 - Campos livres: Campos livres indicados na CAS4702 - Especificações informada para complemento deste cadastro.
10 - Arquivos Anexos: Arquivos anexos inerentes ao item de avaliação, que opcionalmente, podem ser controlados e/ou acompanhados.
10.1 - Id. Arq.: Identificação do arquivo, previamente cadastrado em CGS0145 - Identificação de Arquivos.
10.2 - Nome Arquivo: Arquivo anexo.
10.3 - Validade: Data de validade do arquivo.
10.4 - Usuário: Usuário que incluiu o arquivo. Campo não alterado pelo usuário, e quando for inclusão será atribuído o usuário logado.
10.5 - Inclusão: Data de inclusão do arquivo. Campo não alterado pelo usuário, e quando for inclusão será atribuída data atual do sistema.
10.6 - Adicionar anexo[+]: Abrir a caixa de busca de arquivo, havendo caminho default informado no cadastro de CGS0145 - Identificação de Arquivos sugeri-lo para o usuário selecionar o arquivo.
11 - Ao clicar no botão [Repositórios]: Executar a tarefa CGS0120P1 - Repositórios desde que o Usuário Logado tenha em seu menu acesso a tarefa CGS0120 - Repositório de Dados.