1 - Composição do nome das tabelas:
A B C 12 34 5 6
onde:
A = Módulo (A - G)
B = Sistema (A - Z)
C = Tópico (A -Z)
12 = Tabela mãe (01 - 99)
34 = Tabela filha (01 - 99)
5 = Tabela neta (1 - 9)
6 = Tabela bisneta (1 - 9)
2 - Tabelas Articuladoras:
Tabelas do tipo "Articulada" são aquelas que contêm as regras articuladoras dos campos que compõem os documentos e lançamentos com suas respectivas interações e tem como finalidade principal compor, caracterizar e padronizar as operações realizadas pela empresa normalmente expressas em documentos e lançamentos. Exemplo: PCD - Parâmetros de Cálculo de Documento, Códigos de Movimentação de Itens, Códigos de Movimentação Financeira, Roteiro de Cálculo da Folha de Pagamento, etc.
3 - Tabelas de Sistemas:
Tabelas do tipo "Sistema" são aquelas que contêm dados gerados a partir das operações configuradas nas tabelas articuladoras, e juntamente com os dados das tabelas de cadastro dos agentes envolvidos na operação, formam registros que darão respostas as exigências legais e administrativas. Exemplo: Lançamentos no estoque, contábeis, fiscais, financeiros, etc.
4 - Tabelas de Cadastro:
Tabelas do tipo "Cadastro" são aquelas que contêm dados cadastrais dos agentes envolvidos nas operações e normalmente são fixos ou demandam poucas mudanças em seus registros. Exemplos: Cadastro de Itens, Entidades, Funcionários, Contas Contábeis, etc.
5 - Base de Dados:
Conjunto de tabelas, registros e campos armazenados no banco de dados. O SAM em sua versão 4 opera somente com o SGBD PostgreSQL por razões comerciais (zero custo de aquisição e baixo custo de instalação, configuração e treinamento) e técnicas (uso intenso de recursos internos e exclusivos do Postgre que aliado ao núcleo central de processamento do SAM (kernel) potencializa os mecanismos de I/O e segurança da base de dados.
6 - Tabelas:
Conjunto de registros da mesma natureza. No SAM as tabelas estão classificadas em três tipos: Articuladas, de Interações e de Cadastro. São nomeadas de forma que as identificam com o módulo e com o sistema que mais a definem.
7 - Registros:
Conjunto de campos. Em grande parte dos registros os campos abaixo estão presentes, pois são tratados pelo núcleo central do SAM (kernel) de forma geral, única e automática, portanto quando houver necessidade de manipula-los por algum processo interno (Multitec) ou externo (customizado para atender necessidades específicas da empresa usuária), fora do núcleo central do SAM (kernel), deve o programador cercar-se de cuidados especiais certificando-se da exatidão do seu processo:
id - Identificador do Registro: é o campo de chave primária presente em todas as tabelas e o elemento de ligação entre as tabelas e seus registros.
gc - Grupo Centralizador: é o elemento de compartilhamento de cadastros e sistemas entre as empresas usuárias.
eg - Empresa Geradora: é a empresa usuária que inseriu o registro na tabela, ou seja, identifica a origem do registro e só consta nas tabelas de tipo "Sistema".
uso - Uso do Registro: é um código, previamente cadastrado, que controla qual usuário pode usar o registro, ou seja, quem pode acessá-lo e com quem pode compartilhar o acesso.
di - Data de inativação do registro: um registro inativado não poderá ser mais utilizado, mas somente consultado quando citado em alguma tabela.
8 - Campos:
Conjunto de caracteres com significado específico. Os campos de cada registro são identificados com um radical, ou seja, um nome prefixo que é o nome da tabela, mais um termo que caracteriza seu conteúdo. Todos os campos que compõem a base de dados do SAM estão detalhadamente descritos e controlados no dicionário de dados do SAM. O dicionário de dados é controlado pela Multitec a partir do SamDoc.
Exemplo: aab10nome
onde:
a = Módulo: Gestão de Cadastros
a = Sistema: Cadastros e Administração do SAM - CAS
b = Tópico: Usuários
10 = Tabela mãe: Cadastro de usuário
nome = Conteúdo: Nome completo do usuário
9 - Dados:
Menor partícula da informação (números, valores, expressões, palavras, medidas, pesos, comprimentos, datas, horas, cores, etc.).
10 - Informação:
Dados ordenados aptos a serem interpretados pela mente humana.