1 - Programas:
É um conjunto de códigos ou instruções, escritas em uma linguagem de programação, capaz de serem executadas por um equipamento eletrônico com funções que tratam de modo sistemático os dados com o objetivo de ordenar sua entrada, classificar e efetuar transformações armazenando-os no banco de dados.
2 - Sistemas:
Conjunto de programas que têm em comum, funções específicas e padronizadas que abordam parte de um segmento, setor ou área da gestão empresarial.
3 - Módulos:
Conjunto de sistemas.
4 – Linguagem de Programação:
É uma linguagem formal que, através de símbolos, palavras-chave e regras sintáticas e semânticas, escritas em um texto chamado de “código fonte”, permite que um programador escreva conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas, que podem ser compilados e transformados em “programas executáveis” ou em um “script interpretados” capaz de serem executado por equipamentos eletrônicos que controlaram seus comportamentos físico e lógico.
5 – Scripts (termo da língua inglesa):
É uma linguagem de programação com um conjunto de instruções para que uma função seja executada por um programa principal.
6 – Bug (termo da língua inglesa):
Se refere a um defeito, falha ou erro que ocorrem ao executar um programa prejudicando seu funcionamento e, consequentemente, trazendo uma série de problemas, como travamentos, mau funcionamento, produção de resultados incorretos ou inesperados ou, simplesmente, se negando a funcionar.
7 - Tarefas:
Programa com um objetivo específico. As tarefas serão atribuídas aos usuários conforme convém a empresa licenciada, de forma que consigam executar os trabalhos a eles conferidos. As tarefas do SAM são controladas pela Multitec no SamDoc e disponibilizadas para serem atribuídas aos usuários em seus menus.
8 – Equipamentos Eletrônicos:
São máquinas, fixas ou móveis, acessadas em rede local ou remotamente, dotadas de sistemas operacionais próprios e capazes de processar e armazenar dados, obedecendo as instruções de programas.
9 – SGBD e Banco de Dados:
Sistema Gerenciador de Banco de Dados é um programa que possui recursos capazes de manipular as informações do banco de dados e interagir com o usuário. Banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados entre si com registros sobre pessoas, lugares ou coisas. São coleções organizadas de dados que se relacionam de forma a criar algum sentido. SGBD e Banco de Dados são produtos da indústria de tecnologia da informação apta para armazenar dados digitais. Para o SAM o banco de dados homologado pela MULTITEC é o PostGreSQL, que é um SGBD desenvolvido como projeto de código aberto. Código aberto é um modelo de desenvolvimento, que promove o licenciamento livre, sem a necessidade de pagar uma licença comercial, promovendo um modelo colaborativo de produção intelectual.
10 - Empresa Licenciada:
Empresa que adquiriu o direito de uso do SAM para processamento de seus dados e/ou das empresas usuárias sob sua responsabilidade. O SAM é multi empresa, isso significa que a empresa licenciada poderá controlar as operações empresariais de muitas empresas, todas aquelas sob sua gestão.
11 - Empresa Usuária:
Empresas cadastradas na base de dados que farão uso do SAM para processamento de seus dados. A empresa licenciada poderá ou não ser uma empresa usuária. As empresas usuárias farão parte obrigatoriamente de pelo menos um Grupo Centralizador podendo compartilhar com outras empresas usuárias seus Cadastros e Sistemas ou simplesmente ter seus dados para uso exclusivo. Será ativada para uso no momento em que um usuário loga no SAM, portanto, as Empresas Usuárias estarão distribuídas para uso a diversos usuários e torna-se a Empresa Ativa assim que o usuário a seleciona para uso.
12 - Empresa Ativa:
É uma e somente uma das empresas usuárias, podendo ser acessível por um ou mais usuários simultaneamente desde que devidamente autorizados, e que vai receber a ação das tarefas quando executadas pelo usuário tornando se a Empresa Ativa e é mostrada na parte superior e central de todas as telas/tarefas conferida ao usuário logado. A Empresa Ativa tornar-se-á Empresa Geradora, anotada em todos os registros de algumas tabelas, identificando qual é a empresa que deu existência a aquele registro e isso ocorre no momento da inclusão e nunca mais será modificada e é mostrada na parte inferior a esquerda de todas as telas/tarefas. A Empresa Ativa seleciona automaticamente o Grupo Centralizador em função do Cadastro ou do Sistema que a tarefa esta sendo executada pelo usuário. O Grupo Centralizador não é mostrado nas telas/tarefas, mas será anotado em todos os registros de todas as tabelas identificando a qual Grupo Centralizador pertence aquele registro. Esta anotação ocorre no momento da inclusão e nunca mais será modificado.
13 - Grupo Centralizador:
Serão cadastrados livremente e terão como principal função flexibilizar, agrupar e compartilhar dados dos Cadastros e Sistemas entre as empresas usuárias pertencente ao mesmo grupo. Diversas empresas usuárias poderão compartilhar dados de Cadastro e Sistema a partir de um grupo centralizador. O mapeamento de quais grupos de Cadastros e Sistemas a empresa fará o armazenamento de seus dados está identificado no cadastro da própria empresa. Compartilhar dados de Cadastros e/ou Sistemas implica em ter um único Cadastro e/ou Sistema que será atualizado com dados de diversas empresas, ou seja, independente da empresa ativa o Cadastro e/ou Sistema afetado sempre será do grupo centralizador, isso, praticamente, significa que os dados da base da dados estão agrupados/identificados por Grupo Centralizador e não por Empresa. Nem todos os cadastros sofrem atualização durante os processos, sendo assim, cadastros que não são afetados pelos processos podem ser compartilhados sem problemas, como por exemplo, tabela de CFOP, tabela de Imposto de Renda entre outros. Porém cadastros que sofrem atualizações, seu compartilhamento deve ser bem estudado, principalmente quando a empresa usuária necessita de dados de tais cadastros. Na inclusão dos registros no grupo centralizador, algumas tabelas (as do tipo Tabelas de Sistema), guardam o código da Empresa Ativa como Empresa Geradora, porém nos relatórios, consultas, processos e cadastros a Empresa Geradora é sempre um dado informativo e não será considerado na seleção de registros. Uma vez composto o mapeamento dos Cadastros e Sistemas para uso compartilhado entre diversas empresas, qualquer mudança deste mapeamento deve ser cercado de muito cuidado, pois um novo mapeamento poderá implicar em necessidade de rever as integrações da base de dados SAM com bases de dados oficiais de governo (eSocial por exemplo, em que há uma base de dados no MTE que deve ser um reflexo da base de dados do SAM), customizações, fórmulas e, sobretudo, a própria ligação de registros dentro da base de dados SAM (que são os links a partir do ID de cada registro), portanto, o mapeamento para compartilhar Cadastros e Sistemas deve ser estudado com muita cautela, pois uma vez implantado, modificá-lo implica em muito trabalho técnico.
14 - Usuário:
Pessoa previamente cadastradas na base de dados da empresa usuária, e devidamente treinada para operar o SAM naquilo que diz respeito a sua área de conhecimento e atuação na empresa.