Sobre o SAM

Ultima Revisão: 20/03/2023

Função:
Definir conceitualmente o SAM, seus módulos e respectivos sistemas.

Conceito:
1 - O SAM (Sistemas Administrativos Multitec), versão 4, é uma ferramenta administrativa de gestão empresarial, um ERP (Enterprise Resource Planning) composto por sistemas que compartilham uma base única de dados aportada unicamente no banco de dados relacional PostgreSQL versão 10 ou superior. Desenvolvido Multitec e disponibilizado para todos os usuários em uma única versão, o SAM propõe-se a atender às necessidades gerenciais com recursos que visam otimizar os processos administrativos-empresariais, tendo como forte característica a concordância estrutural, facilidade de aprendizagem e uso, de forma intuitiva e fácil navegabilidade. Os elementos de cada sistema que compõe o SAM, como telas, base de dados, relatórios, grades de consultas e outros componentes de software são rigorosamente padronizados, que conjugados harmonicamente com as funções do hardware, tornam o SAM um sistema modular e capaz de dar respostas consistentes às necessidades de gestão empresarial.

É um sistema integrado de gestão empresarial formado por 4 programas (SamERP, SamDEV, SamDOC e SamPALM) que têm como principal função otimizar a gestão dos negócios controlando e organizando, em uma única base de dados, as informações que darão ao gestor empresarial condições que o auxilie em sua governança, potencializando e otimizando suas decisões, controles e prestação de contas a quem lhe interessa ou tenha obrigação como governo, investidores, sócios, gerentes, clientes, fornecedores, etc., sendo que para isso dispõe de rotinas que abrangem todas as funções administrativas dando suporte com dados e informações para o planejamento, organização, controle e direção da empresa.

A abrangência administrativa do SAM é tripla, provendo recursos para as áreas de planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional, e isso é demonstrado permanentemente na logomarca adotada pela Multitec através da PIRÂMIDE. Figura geométrica espacial, mais precisamente um poliedro que além de suas múltiplas significâncias e significados no mundo administrativo, financeiro, matemático, social, biológico e místico, leva a valores que bem representa o SAM como estabilidade, robustez, longevidade e abrangência demonstrando pantomimadamente em seu vértice toda a estratégia, em seu corpo as ações táticas e em sua base as atividades operacionais da empresa.

Os programas são:

1.1 - SamERP:  Academicamente sistemas de gestão são conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, embora quando aplicado ao SAM torna-se o conceito um tanto inadequado, uma vez que o escopo de um sistema integrado de gestão é muito mais amplo que apenas o planejamento, abrangendo também execução e controle. Dessa forma seria mais adequado substituir a palavra “Planning” por “Management”, ou seja, em vez de ERP seria melhor ERM. Este programa contém os dois códigos de programação que manipulam a base de dados da empresa licenciada. Devem ser instalados nos equipamentos do cliente considerando sua dupla instalação: do SamCliente (SAM4Client) e do SamServidor (SAM4Server). O modelo cliente-servidor é uma estrutura de aplicação distribuída que divide as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.

1.2 - SamDEV: Este programa é uma interface, uma IDE para desenvolvimento de scripts em Groovy, Java e HTML que permite aos CAS1010 - Usuários customizadores da empresa desenvolver processos, através de scripts, que complementem as soluções e controles do SamERP. Os scripts podem ser enviados para armazenamento/arquivo na nuvem (uploads) para posteriormente serem importados/transferidos (downloads) para a base de dados do cliente através da tarefa CAS4011 - SamDev. Esta ferramenta transforma o SamERP em uma plataforma na qual seus usuários podem desenvolver rotinas e processos, customizando-as de forma que venham dar respostas mais adequadas a gestão de seus negócios, ou seja, o SamERP pode aprender, a partir do SamDEV, as regras de negócios inerente as atividades da empresa licenciada, abrangendo:

1.2.1 - Extração de dados (Output): Toda a extração de informações da base de dados através de consultas, listagens, relatórios, resumos, estatísticas, demonstrações, análises, documentos fiscais e não fiscais, etc.

1.2.2 - Inclusão de dados (Input): A partir das telas que incluirão dados na base de dados é permitido escrever 'Script de Operações' para validar os dados que serão gravados na base de dados.

1.2.3 - Exportação de Dados (Fórmulas): Permite ao usuário exportar dados da base de dados em arquivos PDF, TXT, DOC, ODT, XML, etc., a fim de disponibiliza-los aos órgãos de governo (NFe, ECD, ECF, eSocial, etc.), bancos (arquivos CNAB) ou integração com outros sistemas e programas. Estes scripts serão ou deverão ser construídos a partir das regras inerentes a cada arquivo gerado, normalmente formalizadas em manuais específicos de seus propositores.

1.2.4 - Definição de Regras de Negócio (Fórmula): Permite ao usuário escrever suas regras de negócio através das fórmulas disponibilizadas em muitos cadastros possibilitando ao usuário produzir ou validar dados que venham dar respostas mais adequadas a gestão de seus negócios.

1.2.5 - Inferências nos processos (Interceptador): São scripts que serão aplicados toda vez que haver uma operação de inclusão, alteração ou exclusão de dados na base de dados, permitindo ao usuário inferir regras e validações (processos) que complementam ou anulam as regras intrínsecas no SamERP.

1.3 - SamDOC: Programa de uso interno da Multitec, de seus representantes credenciados e de usuários customizadores de clientes. O SamDOC controla e disponibiliza uma base de dados contendo uma ampla e detalhada documentação que permite plena integração e comunicação entre os diversos agentes profissionais envolvidos (Multitec, representante credenciado e  usuários customizadores de clientes).

1.4 - SamPALM: Os smartphones tornaram-se populares, acessíveis e de fácil uso e isso não é exatamente uma novidade, já que a comunicação passou por uma severa transformação nos últimos tempos e disponibilizou a informação a todos a partir da tecnologia mobile que está cada dia mais ágil e compacta, permitindo que a levemos no bolso, na bolsa ou simplesmente na palma da mão. Além dos smartphones temos os notebooks, os iPads, tablets, minibooks, ultrabooks, entre outros. Sendo assim a Multitec desenvolveu o SamPALM, um aplicativo com forte vocação para extração de dados, ou se preferir uma ferramenta de Data Mining, proporcionando aos nossos clientes o conforto de acessar, a partir de seu smartphones, toda a sua base de dados, sem qualquer restrição e em tempo real informando-lhe a todo o tempo o estado de seu negócio revelando-lhe as minúcias de seus processos financeiro, comercial, produção, fiscal, etc. Também está apto a realizar muitas operações como elaboração pedidos, apontamentos de produção, controle de entregas, cadastrar clientes entre outras.

2 - SAM versão 4: Esta versão se notabiliza pela sua flexibilidade de customização e extração de dados como também pela capacidade de escalabilidade e incorporação de novas tecnologias de desenvolvimento de sistemas e de gestão empresarial. O SAM4 não é um programa geométrico, um ser petrificado em estática imobilidade, é antes um sistema dotado de admirável elasticidade, capaz de se adaptar a muitas ambiências de negócios ao incorporar inteligências que solucionam controles e processos administrativos, sem perder suas principais características que são: simplicidade operacional, padronização de suas telas, integração entre os seus sistemas, flexibilização para extração de dados para tomada de decisão, mobilidade de coleta de dados e consulta à base de dados e, por fim, sua capacidade de ser ativo permanentemente, interagindo com seus usuários, a fim de informá-los de suas obrigações operacionais e notificá-los sobre as reais condições administrativas, econômicas e financeiras da empresa.

3 - Conteúdo, divisão e abrangência do SAM versão 4: O SAM esta dividido em 6 módulos e 23 sistemas. Cada módulo e seus respectivos sistemas recebem códigos e codinomes que serão a base do sistema de nomenclaturas de Tarefas, Tabelas e Campos a fim de melhor documentar os códigos de programas e documentos de apoio como as fichas técnicas, manuais e apostilas.

Implicações:

                                                                                                     MÓDULOS

A - Gestão de Cadastros:
Módulo que concentra os sistemas destinados a administração e manutenção dos dados cadastrais que são indispensáveis aos demais sistemas, pois nestes cadastros contém valores, parâmetros e paradigmas que serão compartilhados e nortearão o funcionamento de todos os sistemas.

B - Gestão de Materiais:
Módulo que concentra os sistemas destinados a gestão física e financeira do fluxo de materiais, produtos e mercadorias. Abrange desde o controle da produção, gestão da qualidade, administração dos estoques, gerenciamento logísticos e de projetos, formação de preços e custos indo até ao cuidado com a manutenção das máquinas, equipamentos e ferramentas que formam o patrimônio físico e produtivo da empresa.

C - Gestão Comercial:
Módulo que concentra os sistemas destinados a gestão da área comercial com serviços e soluções que apoiam, controlam e administram as operações de compra, venda e atendimento aos clientes e fornecedores.

D - Gestão Financeira:
Módulo que concentra os sistemas destinados a gestão da área financeira com serviços e soluções que apoiam, controlam e administram os saldos das contas correntes, as operações financeiras de pagamento a fornecedores, colaboradores e representantes e as operações de recebimentos de clientes e outros financiadores do negócio da empresa.

E - Gestão Fiscal e Contábil:
Módulo que concentra os sistemas destinados a gestão da área fiscal e contábil provendo controles e registros contábeis e fiscais das operações mercantis contempladas na área de razão social da empresa como apuração de impostos e taxas, cálculo e emissão de documentos fiscais e administrativos e cálculo e controles das depreciações e amortizações dos ativos permanentes que formam o patrimônio físico e produtivo da empresa.

F - Gestão de Recursos Humanos:
Módulo que concentra os sistemas destinados a gestão de pessoas com controles de acessos às dependências da empresa, registros na área recursos humanos, saúde e segurança dos trabalhadores e cálculos trabalhistas previstos na legislação inerente.
Premissas:

                                                                                                 SISTEMAS

                                                                                       A - Gestão de Cadastros

AA - (CAS) Cadastros e Administração do SAM:
São cadastros com dados que se caracterizam por serem de uso não exclusivos de uma empresa ou um sistemas, mas são dados utilizados ou compartilhados entre as empresas usuárias e os sistemas instalados. Sendo que tais dados são válidos e utilizáveis por todas as empresas usuárias e por todos os sistemas instalados são então dados de valor universal para uso público. Constituem em sua maiorias de dados ou tabelas publicadas pelos entes públicos municipais, estaduais e federais como também sindicatos e instituições que publicam dados públicos como correio, bolsa de valores, IBGE, bancos e instituições financeiras, etc., além e óbvio de dados controlados pela própria empresa como horários de trabalho e acessos, usuários, suas empresas filiais ou controladas, regiões que atua, moedas internacionais que opera para conversão de cambio, etc.

AB - (CGS) Cadastros Gerais do SAM:
São cadastros com dados que se caracterizam por serem de uso exclusivo das empresas usuárias, pois os dados de cada tabela são válidos somente para uma empresa, pois o valor de cada dado diz respeito somente a ela. Porém existe a possibilidade, como exceção, de diversas empresas usuárias compartilharem os dados de um único cadastro devido suas características de complementaridade e similaridade. O uso compartilhado dos cadastros 'AB' devem ser bem planejados, pois uma vez mapeados os compartilhamentos, desfazê-los implicará em redirecionar todos os registros contidos em tais cadastros.

AC - (CSP) Cadastros do SAMpalm:
São cadastros com dados que se caracterizam por serem de uso exclusivo das empresas que usam o App SAMpalm e são dados para uso comum das empresas usuárias. O aplicativo SAMpalm é uma ferramenta que dá mobilidade aos agentes (usuários do SAM, trabalhadores, vendedores, representantes, diretores, gerentes, etc.) da empresa permitindo que estes interajam com a base de dados a partir de diversos programas que compõe as funções do App SAMpalm e consultas criadas pela própria empresa através de seus profissionais de TI em número ilimitado. Tanto os programas (funções) como as consultas (relatórios) podem ser distribuídas aos agentes da empresa conforme bem lhe convier, e isso se dá através de composição de menus pessoais intitulados de credenciais. As credenciais indicadas no cadastro dos agentes serão disponibilizadas em seus aparelhos mobile (celular) para uso ilimitado, proporcionando a empresa usuária do SAM mobilidade, acessibilidade e sobre tudo, capacidade de produzir informações que potencialize suas operações empresariais.

                                                                                   B - Gestão de Materiais

BA - (SPP) Planejamento da Produção:
Ferramenta para Planejamento de Recursos de Produção ou seja um MRP (do inglês Manufacturing Resource Planning). O SPP, a partir do Plano de Produção e das Ordens de Produção, que aliados as Composições dos Produtos, ou se preferir a Lista de Materiais conhecida academicamente como BOM (do inglês Bill Of Materials), dará ao gestor da produção, informações para controlar da fabricação de seus produtos (entrada) como também do consumo de componentes aplicados a tais produtos (saída). O sistema possibilita que se efetue apontamentos de processos quanto a volumes e tempos, gestão dos custos de produção, integração com os sistemas de estoque, de compras e de vendas, simulação de cenários para demonstrar demandas de componentes entre outros recursos. Dispõe de configurações altamente flexíveis capaz garantir ao gestor de materiais a precisa demanda de recursos a fim de providenciá-los em tempo e quantidades exatas evitando desperdícios ou investimentos desnecessários. O SPP dispõe de processos aptos a planejar as necessidades de materiais, ou seja, contempla o MRP I (do inglês Material Requirements Planning), já os processos de planejamento dos recursos de manufatura, ou seja, o MRP II (do inglês Manufacturing Resource Planning) não contempla, pelo menos no que diz respeito ao planejamento das necessidades de capacidade, ou seja, o CRP (do inglês Capacity Requirements Planning) que normalmente envolve a gestão de capacidade de produção quanto a máquinas, equipamentos e mão-de-obra.

BB - (SCQ) Controle de Qualidade:
Ferramenta para administração e registro de procedimentos e mensurações (medições, constatações, pesagens, etc.) previamente especificadas que assegurarão que os produtos produzidos e/ou adquiridos atendam as expectativas de qualidades consideradas aceitáveis pela empresa a fim de garantir que seus produtos tenham a qualidade exigida por seus clientes proporcionando satisfação de fidelidade dos mesmos.

BC - (SCE) Sistema Controle de Estoques:
Ferramenta para gestão dos estoques de itens utilizados pela empresa com diversos serviços para elaboração de lançamentos de entradas e saídas, controle de saldos e outras tarefas que contribuirão para a produtividade dos serviços inerentes ao controle dos estoques. Este sistema é a base de informação para os sistemas da área comercial e da área de gestão de materiais pois mantém em sua base de dados os itens organizados e controlados quanto a sua quantificação, qualificação e localização, permitindo seleção adequada dos itens disponíveis, reservados, classificados por lotes, séries e validades dando respostas imediatas nos processos de rastreabilidade, demanda de produção, demanda de vendas e entregas e demandas de compras nas quantidades e qualidades adequadas aos volumes de negócios praticado pela empresa.

BD - (SPC) Preços e Custos:
Ferramenta para administração, apuração e distribuição dos custos de produção. O SPC possibilitará que os produtos fabricados e inseridos no estoque (SCE) pelo sistema de produção (SPP) possam ser valorizados (custeados) pelo custo das matérias primas (componentes) aplicadas diretamente e mensuradas na Ordem de Produção, este é o 'Custo Variável ou o Custo Direto' mais os 'Custos Fixos ou Custos Indiretos' que serão absorvidos pelos mesmos produtos por meio de rateios. Os 'Custos Fixos ou Custos Indiretos' serão obtidos na contabilidade (SGC) nas contas e/ou nos departamentos ou, ainda, obtidos na planilha de custos na qual o usuário deverá informar os respectivos valores. Sendo assim o Sistema de Custos (SPC) é totalmente dependente do Sistema de Produção (SPP) e do Sistema de Estoques (SCE) e opcionalmente dependente do Sistema Contábil (SGC) uma vez que este pode ser substituído pela planilha de custos.

BE - (SMR) Sistema Manutenção de Recursos:
Ferramenta para auxiliar nos serviços de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva a serem executados nos bens patrimoniais. Os serviços serão formalizados em Ordens de Serviço as quais serão geradas a partir de Solicitações de Serviços ou de uma Agenda previamente estabelecida. Ao ocorrer qualquer tipo de defeito ou mau funcionamento nos bens, os funcionários podem, através da Solicitação de Serviços informar ao departamento competente, bem como documentar a chamada e a necessidade da manutenção, já na Agenda de Serviços um bem patrimonial (equipamento, máquina, prédio, terreno, veículo, etc) poderá ter os serviços que necessitam ser realizados agendados e determinando (opcionalmente) a periodicidade que esses serviços devem ocorrer a fim de facilitar a gestão das manutenções, mostrando ao administrador serviços a serem executados em um futuro próximo e isso lhe proporcionará melhor uso dos recursos materiais e humanos. Também dispõe de controle de Caixas de Ferramentas entregues aos trabalhadores que efetuarão as manutenções e por fim, permite coleta de medições, que são elementos dos bens patrimoniais que devem ser medidos e registrados periodicamente com objetivo de providenciar as manutenções necessárias em tempo certo.

BF - (SLM) Sistema Logística de Materiais:
Ferramenta para planejamento, controle e conferências de armazenamento e movimentação de itens (produtos, materiais e mercadorias) comprados, produzidos e comercializados pela empresa. Este sistema dará agilidade na gestão dos armazenamentos, separação de itens, apoio ao faturamento e movimentações de recebimentos e despachos de itens, auxiliando os sistemas ligados a área comercial. Certamente uma boa gestão logística pode representar uma grande vantagem competitiva para o negócio, aumentando os lucros e reduzindo os desperdícios, tanto de dinheiro quanto de tempo e recursos patrimoniais e para isso o SML dispõe de cinco serviços que auxiliarão o gestor logístico os quais são:

1 - Romaneio de Itens: É um documento, devidamente registrado na Central de Documentos, no qual o gestor de itens (produtos, materiais e mercadorias) relaciona as unidades dos itens que serão consideradas nos 'Documentos SCV' de venda/saída de itens para posterior faturamento, ou seja, para num futuro próximo gerar os 'Documentos SRF' de venda/saída de itens.

2 - Lotes de 'Documentos SCV': É um arquivo onde se coleciona ou agrupa 'Documentos SCV' para que sejam faturados juntos, podendo este agrupamento ser por veículo, entregas, região, etc.

3 - Expedição: Proverá ao gestor logístico uma visão panorâmica (View) das cargas e veículos facilitando seu trabalho de monitorar os veículos que estão aguardando ckeck-out (cargas prontas para viagem), veículos aguardando ckeck-in (cargas sendo entregues, aguardando retorno), veículos disponíveis para serem alocados a novas viagens, documentos a serem entregues e dados de cargas concluídas, ou seja, entregues ou não entregues.

4 - Armazém (WMS): Dispõe ao gestor logístico dois serviços principais, entre outros, para ajudar a gerir, otimizar e automatizar os processos de estocagem nos depósitos e armazéns, sendo estes dois serviços, um de Entrada e o outro de Saída pelos quais serão inseridos (entrada) ou retirados (saída) itens nos estoques em 'Locais WMS' que serão livremente cadastrados pelo usuário. A movimentação de entrada ou saída de forma dinâmica e automática de itens nos estoques é academicamente chamada de WMS, sigla para Warehouse Management System, ou, Sistema de Gerenciamento de Armazém.

BG - (SGP) Sistema Gestão de Projetos:
Ferramenta para gestão de projetos provendo o (1) controle dos custos envolvidos, (2) administração dos prazos de execução das atividades relacionadas a cada fase do projeto e (3) controle de utilização de itens ao longo do tempo do projeto, auxiliando o administrador a monitorar a pontualidade da entrega de cada parte dos projetos e dos custos a fim de obter os resultados esperados e atender as perspectivas do cliente quanto a prazos, preços e qualidade.

                                                                                   C - Gestão Comercial

CA - (SAC) Sistema Atendimento ao Cliente:
Ferramenta composta por dois serviços fundamentais para registrar e controlar os atendimentos e os acompanhamentos:

1 - Atendimentos: Registro e controle dos atendimentos das reclamações formuladas pelos consumidores com respeito aos produtos e serviços oferecidos pela empresa, bem como as respectivas providências tomadas a fim de manter um relacionamento direto e pessoal com cada um objetivando imprimir uma boa imagem da empresa.

2 - Acompanhamentos: Registro e controle de assuntos diversos que a empresa pretende manter junto a seus clientes a fim de gerenciar de forma individual, por assuntos e suas pautas, tais relacionamentos que julga ser relevante para seus negócios.
Os registros dos atendimentos e dos acompanhamentos formam uma base de dados para consulta, geração de relatórios e estatísticas que revelam pontos fracos e fortes da empresa em relação a seus produtos e serviços junto a seus clientes e fornecedores.

CB - (SCV) Sistema Compra e Venda:
Ferramenta para gestão de compra de itens (produtos, mercadorias, materiais e serviços) tornando possível a real diminuição dos gastos através da compra somente dos itens necessários e na quantidade adequada, adquiridas de fornecedores homologados ou fornecedores cadastrados, possibilitando escolher o fornecedor mais adequado provendo equilíbrio financeiro entre recebimentos e pagamentos. Também prove gestão dos pedidos de vendas fornecendo dados para as áreas de produção, compras e faturamentos a fim de garantir entrega dos itens vendidos em tempo e condições esperadas pelo cliente. Este sistema, tanto compras como vendas, estão integrados com os sistemas de estoques, financeiro e orçamento que garantirá que os limites de gastos (custos e despesas) e vendas (capacidade de produção/entrega e receitas) sejam respeitados e fim de prover equilíbrio econômico, financeiro, estocagem e logística.

CC - (SPV) Ponto de Venda:
Ferramenta composta de dois principais serviços essencialmente necessários para realização de uma venda simplificada e direta normalmente requerida em empresas de varejo (vendas de balcão), são eles:

1 - Pré-venda: Local onde o cliente é atendido, normalmente em algum tipo de balcão e na maioria das vezes assistido por um vendedor que irá compor uma pré-venda com todos os itens e condições de pagamento acordado com o cliente.

2 - Frente de Caixa: Local onde se conclui o processo de compras do cliente. É onde ele vai efetuar seu pagamento pelo que comprou ou deixar em aberto para posterior pagamento como também retirar e/ou formalizar os documentos comprovadores da negociação como emissão de Notas Fiscais, Boletos, Cupom Fiscais e/ou Recibos que consequentemente irão executar os processos inerentes de controles fiscais, contábeis, financeiros e estoque.

                                                                                 D - Gestão Financeira

DA - (SCF) Controle Financeiro:
Ferramenta para gestão financeira da empresa, que consiste em controlar as contas a pagar e receber juntamente com controle individual de cada conta corrente que dará ao gestor tranquilidade em suas tomadas de decisões informando com precisão sobre todas as contas que precisa pagar e/ou receber, o que está em atraso, o se tem à vencer e à receber, tudo isso organizado por datas, clientes, fornecedores, bancos, representantes/vendedores, operações bancárias (cobrança, desconto, caução, etc) e verbas financeiras (no SAM intituladas de naturezas financeiras). É oportuno lembrar que erros nos processos financeiros podem causar atrasos, multas, insatisfação de clientes, fornecedores e desperdício de dinheiro, portanto é indispensável que todo o processo financeiro seja rigorosamente controlado com segurança, velocidade e precisão dando ao gestor condições para decisões mais assertivas e tranquilidade no cuidar da saúde financeira da empresa. O Sistema de Controle Financeiro do SAM esta apto a tudo isso e muito mais, uma vez que dispõe de configurações altamente flexíveis capaz de se adaptar e aprender os processos de gestão financeira da empresa.

DB - (SCN) Controle por Negócios:
Ferramenta para administração e controle por unidades de negócios. As unidades de negócios são objetos com características específicas, determinadas pela empresa usuária, ou seja, um conjunto de campos especificados de forma que sejam capazes de controlar operações próprias e inerentes ao negócio. Cada campo poderá receber tratamentos específicos através de scripts para entrada de dados e/ou seu processamento. Aplica-se a empresas que reúne diversos negócios e que necessite de controlá-los de forma independente, sendo que cada um têm suas características próprias.

DC - (SCC) Controle de Comissões:
Ferramenta para administração e controle de pagamento de comissões à representantes. As comissões, normalmente geradas a partir das vendas, poderão ser calculadas para diversos representantes/vendedores com variações de taxas de comissões tendo como base de cálculo os valores contidos nos documentos de vendas, suas parcelas e seus itens. O efetivo pagamento das comissões aos representantes/vendedores se dará sob diversas opções, podendo ser no ato da venda ou em data posterior sob critérios definidos pelo gestor das comissões. As comissões geradas e/ou pagas serão, opcionalmente, contabilizadas e controladas no sistema financeiro, dando ao gestor tranquilidade e certeza que as comissões estão sendo geradas, pagas e controladas nos termos definidos e acordados entre a empresa e seus interessados.

                                                                              E - Gestão Fiscal e Contábil

EA - (SRF) Sistema Recebimento e Faturamento:
Ferramenta para gestão dos processos de recebimento e/ou faturamento de itens (produtos, mercadorias, materiais e serviços) com rigoroso gerenciamento dos documentos que acobertam tais operações. Este sistema gera, devido a sua natureza, uma grande massa de dados referente a itens comercializados, clientes, fornecedores, representantes, transportadoras e outras entidades prestadora de serviços provendo a empresa uma fonte inesgotável de informações sobre seu negócio. A partir dos documentos que lastreiam as operações comerciais prove de mecanismos que alimentam a outros sistemas integrados a este como contabilidade, finanças, estoques, comissões, impostos, obrigações fiscais e tributárias, projeção de vendas e compras, pedidos e orçamentos de itens entre outros.

EB - (SGC) Sistema Gestão Contábil:
Ferramenta para gestão das rotinas contábeis com diversos serviços para elaboração de lançamentos. Os lançamentos contábeis, em sua maioria, serão gerados pelos sistemas integrados, porém o próprio sistema contábil além de permitir que se digite lançamentos manualmente também gera lançamentos automaticamente a partir de planilhas que controlam valores contábeis como amortização de despesas e lançamentos pré fixados que se repetem ao longo de uma certo tempo. Dispõe de serviços que auxiliam na conciliação de lançamentos, conciliação de saldos de contas, lançamentos por departamentos, emissão de balanços, balancetes, DRE, livro diário, razão e outros serviços que contribuirão para a produtividade e controle do setor contábil.

EC - (SAP) Sistema Ativo Permanente:
Ferramenta para gestão dos ativos permanentes com controles individualizados para depreciação, amortização, exaustão, correção monetária e atualização monetária patrimonial de seus bens. Tais valores poderão ser automaticamente contabilizados de forma individualizada ou agrupada além de permitir que a Empresa Usuária defina as regras e controles para produção e gestão destes valores. Dispõe de serviços para cadastramento de bens, classificações e reclassificações patrimoniais dos bens em razão de sua classificação contábil, baixa total ou parcial de bens acompanhada das devidas contabilizações, agrupamento de muitas imobilizações em uma única ou divisão de uma única imobilização em muitas e controle dos valores dos crédito de ICMS decorrente das entradas de mercadorias destinadas ao ativo imobilizado através da ficha CIAP.

ED - (SGT) Sistema Gestão de Tributos:
Ferramenta que têm como função principal a extração de dados dos sistemas que compõe o SAM formatando-os, através de fórmulas, em arquivos digitais e listagens definidas pela legislação, para isso, dispõe de cadastros e serviços para controle e geração da ECD, ECF, Apurações de Impostos, Sintegra, GIA, emissão de livros fiscais de ICMS e IPI, Informes de Rendimentos e geração da DIRF. Vide Tema: Tributos.

                                                                        F - Gestão de Recursos Humanos

FA – (SRH) Sistema Recursos Humanos:
Ferramenta para auxiliar o administrador de recursos humanos nas suas tarefas diárias de planejar, organizar e controlar os recursos materiais e humanos necessários ao funcionamento da empresa. Dispõe de serviços para cadastrar e controlar individualmente por trabalhador a sua movimentação funcional, registros de CAT e Saúde, monitoração biológica, controle de uso e distribuição de equipamentos de proteção individual, gestão de cursos e treinamentos, gestão de currículos e controle de  recrutamento de trabalhadores em função de postos de trabalho disponibilizado pela empresa.

FB – (SFP) Sistema Folha de Pagamento:
Ferramenta para gestão das rotinas operacionais do departamento pessoal quanto aos cálculos trabalhistas da folha de pagamento, férias, 13º salário e rescisões. Dispõe de serviços para calcular automaticamente, cadastrar manualmente e controlar individualmente os valores salariais, afastamentos e retornos ao trabalho, controles de dependentes, reajustes salariais, calculo de rescisões, aviso prévio, 13º salário, controle de diversos vínculos trabalhistas e trabalhos intermitentes, cálculo de provisões de férias, 13º salário ou outros valores. Sistema totalmente integrado com a contabilidade controlando e contabilizando os valores de salários, férias, rescisões e das previsões, além é claro, de dispor de geradores de arquivos e controles para atender a SEFIP, CAGED, RAIS, MANAD, GRRF, NIS Seguro Desemprego, eSocial entre outros.

FC - (SCA) Sistema Controle de Acesso:
Ferramenta para administração e controle de acessos dos trabalhadores aos postos de trabalho. Permite  geração de ponto automático, leitura de arquivos gerados pelos REP e é integrado ao Sistema Folha de pagamento. Controla acessos a outras divisões da empresa fora o posto de trabalho como restaurante, grêmios, áreas de lazer, etc., e dispõe de tarefas que facilitam o dia-a-dia da administração de pontos na empresa como registro de ocorrências prevendo faltas, trocas de horários, etc., geração de pontos não marcados, manutenção pontos acumulados, cancelamento do DSR, controle de pontos provisórios, criação de ponto através de tabela de horários, banco de horas e totalização de horas conforme regras estabelecidas pela empresa, seus sindicatos e a legislação vigente.